10 lições sobre empreendedorismo que só o fracasso ensina
Por Juliana Américo
3 de agosto de 2015 às 11:05 - Atualizado há 7 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
SÃO PAULO – O medo de fracassar impede que muitas pessoas deixem de fazer coisas que gostam ou acham que devem ser feitas. Contudo, apesar de estarmos sempre tentando fugir dele, o fracasso pode ensinar muitas lições.
De acordo com o artigo do site Saia do Lugar, quase ninguém no universo corporativo ou empreendedor consegue admitir grandes erros, que é o sinônimo de fracasso. “Os pequenos e costumeiros são tratados até com certo humor. Mas a derrocada, a grande derrapada quase sempre é deixada para debaixo do tapete”.
Garanta sua vaga no Accelerator Day, evento que pode transformar a sua história empreendedora! Confira a programação clicando aqui.
No mundo dos negócios, essa atitude não é diferente. “Pratica-se a grande injustiça de minimizar o valor do fracasso em formar gente forte de verdade, e de ser parte indissolúvel da história real de empreendimentos e carreiras sólidas”.
Confira abaixo 10 lições que apenas o fracasso pode ensinar:
- Com o fracasso você aprende de uma vez por todas a lidar com as suas fraquezas e ineficiências. Sim, você não é perfeito;
- Uma vez experimentado, podemos farejar com grande chance de acerto a sua aproximação. Quem já caiu sempre fica mais esperto e ágil;
- Aprendemos que experiência dos nossos pares, superiores e subalternos sejam eles mais velhos ou mais jovens, e independentemente da geração da qual tenham saído, sempre vale muito, e precisa ser absorvida;
- Trabalhar com quem nunca levou um tombo na vida é um grande risco;
- Passamos a distinguir prepotência de autoconfiança;
- Grande parte da autoconfiança, tão necessária para o sucesso e a tomada de riscos, nasce muitas vezes do enfrentamento do medo, que por sua vez nasce com algumas derrapadas;
- Aprendemos a não levar muito a sério as pessoas que não tem medo de nada;
- Coragem não é não ter medo, mas reconhece-lo, senti-lo e ainda assim enfrenta-lo de frente;
- Podemos nos levantar da maioria dos tombos;
- Gente que caiu e depois foi capaz de se levantar vale o dobro, e que não se vivencia o sucesso sem antes fracassarmos de alguma forma.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários