10 habilidades difíceis de aprender mas que valem muito a pena

Da Redação

Por Da Redação

21 de junho de 2016 às 12:37 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

SÃO PAULO – Se você vai empreender ou trabalhar em uma empresa, há um certo grupo de habilidades necessárias para que você obtenha sucesso. Coisas como saber lidar com o tempo, com o seu sono, parecem tolas – mas são difíceis de aprender e acabam valendo muito a pena.

Pensando nisto, o site Entrepreneur listou 10 habilidades que vão mudar sua vida para melhor no âmbito profissional e que você deveria se esforçar para aprender. Confira:

1) Gestão de tempo
Gerir bem o seu tempo é uma das habilidades mais bem vistas de todas por empregadores. Não existe nenhuma regra fixa para ela: você precisa encontrar o que funciona para você e manter. Cada pessoa funciona de jeitos diferentes, então é uma caminhada individual.

2) Empatia
Você pode ser o mais disciplinado, brilhante e rico – mas sem empatia você se transforma em um sociopata. A empatia lhe torna um profissional melhor por entender a demanda das outras pessoas, além de conseguir te tirar da apatia.

3) Dormir bem
Não há dúvidas de que saber lidar com o seu sono pode te transformar em uma pessoa muito mais produtiva. Uma rotina fará com que você durma e acorde mais fácil, e durma melhor.

4) Auto-confiança
É muito importante ter um nível de confiança que o impeça de fazer besteiras – no fim, é o que realmente importa, desde que não vire arrogância. Se você não confiar na sua habilidade, ninguém vai.

5) Consistência
Ter consistência em seus resultados é extremamente importante. Muitas pessoas param de se esforçar quando chegam no topo, mas é justamente lá que eles deveriam se esforçar mais.

6) Saber pedir ajuda
É muito necessário saber quando você precisa de ajuda de uma outra pessoa. Ninguém quer ser percebido como incompetente, mas saber pedir ajuda pode fazer com que você não crie uma situação muito pior lá na frente.

7) Saber quando não falar (e realmente fazê-lo)
Há momentos em que você está com raiva, nervoso, agitado – e ficar falando provavelmente atrapalhará as pessoas ao seu redor e (quem sabe) envenenará o ambiente. Melhor saber o momento de ficar quieto.

8) Ouvir
Saber ouvir é uma qualidade para qualquer pessoa. Praticar sua habilidades nesta área não é algo difícil: basta você tentar anotar o que as outras pessoas falaram.

9) Saiba seu lugar
Essa é bastante difícil de aprender. Saber lidar só com seus problemas e não se meter nos dos outros vai lhe manter focado e produtivo – qualquer outra coisa é perder tempo e recursos.

10) Controlar sua mente
Para fazer o que você precisa fazer, o ideal é conseguir focar na atividade com toda a sua mente. Isso é um problema, porém, já que muitas vezes outras coisas lhe tirarão a concentração.

Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]