Você está divulgando seus cursos online efetivamente?

Avatar

Por Samba Tech Soluções em Vídeos Online

31 de Maio de 2018 às 12:52 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Com o cenário do EAD no Brasil, cada vez mais empreendedores estão apostando nos cursos online para as mais variadas finalidades. Sendo o próprio EAD, treinamento e desenvolvimento corporativo e muito mais, os cursos online fazem parte de um mercado em expansão e, mais importante ainda, altamente lucrativo. Se você ou a instituição de ensino que você representa já entenderam todas essas vantagens que o ensino a distância oferece, provavelmente já decidiram tirar as ideias do papel e se tornar um professor EAD, certo?

E agora que você já estruturou seus cursos online, escolheu a plataforma correta para hospedá-los (e monetizá-los, claro!) e já lançou seu projeto, está na hora de fazer a divulgação! É assim que você irá encontrar cada vez mais alunos para escalar o seu negócio. E você, está confiante que está divulgando seus cursos online de forma efetiva? Confira algumas dicas de como usar o poder da internet para fazer o seu projeto crescer ainda mais!

Como divulgar meus cursos online de forma efetiva?

Faça um plano de marketing digital

Primeiramente, para começar qualquer atividade, você deve planejá-la de maneira correta. Então, uma boa dica para começar a fazer uma estratégia de divulgação é elaborando um plano de marketing digital.

Com esse documento, você irá pesquisar, entender e documentar tudo que precisa sobre o seu mercado, sua concorrência e, mais importante ainda, definir metas e como você irá mensurá-las.

Lembre-se! A mensuração de dados é extremamente importante, pois, sem ela, você não entenderá o que funcionou bem e o que ainda precisa ser ajustado!

Então, para saber se os seus métodos de divulgação estão dando certo, você deve sempre testar novas estratégias e analisar dados, para saber, baseado em números, como seu plano de marketing está funcionando.

Entenda quem é o seu público e faça a segmentação de mercado

Esse passo parece óbvio, mas nem sempre é feito pelos empreendedores. Para você conseguir divulgar seus cursos da melhor forma, uma boa dica é realizar a segmentação de mercado.

Basicamente, fazer a segmentação de mercado é separar o público em grupos semelhantes, que possuem as mesmas características e, além disso, possuem o mesmo objetivo ou desejam solucionar o mesmo problema. Por exemplo, se o seu curso online é voltado para estudantes de ensino superior que desejam se especializar no mercado financeiro, de nada adiantaria investir em uma divulgação voltada para estudantes do ensino médio, certo? Então, você deve entender quem é o seu público e realizar a segmentação, documentando exatamente quem é o seu cliente ideal.

Aposte no poder das redes sociais

E claro, a melhor forma de aproveitar a segmentação de mercado é utilizando as redes sociais, sabe por quê?

Pense nas mídias tradicionais, como TV, jornal e revistas. Fazer publicidade nesse tipo de mídia é atingir o maior número de pessoas possível, mas, nem sempre, o público correto para o seu negócio. Na internet e nas redes sociais é possível “atacar” exatamente o público desejado. Ferramentas como o Facebook Ads, por exemplo, possuem funcionalidades avançadas de segmentação de público que garantem que a sua mensagem irá chegar a exatamente quem deveria. Pense só, é melhor gastar muito dinheiro para que milhares de pessoas vejam seus anúncios, mesmo que apenas 1% for se interessar, ou gastar pouco para atingir centenas, sabendo que 100% dessas pessoas podem fechar negócio?

Então, para uma forma de publicidade que se encaixa corretamente com seu curso online, uma boa forma de divulgar a um público qualificado e gastando pouco dinheiro é apostando nas redes sociais!

Lembre-se! Atente-se à particularidade de cada rede. Uma mensagem que será veiculada no Facebook deve possuir uma linguagem diferente de uma para o LinkedIn, pois o público dessas redes são bem distintos.

Utilize Vídeos!

E claro, se você tem um curso online, que é um negócio baseado em vídeos online, é claro que sabe o poder que esse formato possui, certo? Então, é hora de utilizar os vídeos não somente nas aulas online, mas na divulgação também!

Os vídeos possuem alto poder de engajamento nas redes sociais. Em geral, mais pessoas assistem, comentam e compartilham uma publicação que tiver um vídeo. Então, utilizar esse formato na sua divulgação é sucesso na certa!

Além disso, colocar vídeos no seu site ajudam pode servir para você mostrar seu diferencial e, ainda, dar uma prévia de como são as aulas, para aumentar a confiança do público e a chance dos clientes fecharem negócio.

Por último, você sabia que os vídeos são excelentes para o SEO do seu site? Suas páginas que possuem vídeos têm muito mais chance de aparecerem entre os primeiros resultados do Google do que as que não possuem.

Sorteios, promoções e período de testes

Por último, outras formas de divulgar seus cursos online de forma efetiva é realizando sorteios, promoções (cupons de desconto ou vouchers) e oferecendo um período de teste para possíveis clientes.

Pense na gigante Netflix, por exemplo. Você pode experimentar grátis por 1 mês e ver na prática tudo que essa plataforma oferece. Gostando do conteúdo e vendo valor na proposta que a empresa oferece, dificilmente você irá cancelar o serviço. Você pode fazer o mesmo! Ofereça um período de teste para que o aluno assista algumas aulas e veja, na prática, todo o potencial do seu projeto.

Além disso, ainda nas redes sociais, você pode oferecer sorteios de cursos e fazer promoções, oferecer cupons de desconto e criando vouchers comemorativos, por exemplo. Assim, além de aumentar a identificação do cliente com a sua marca, você ainda ganha com a geração de publicidade espontânea por parte dos próprios clientes! Muito legal, não é? É uma excelente forma de alcançar ainda mas pessoas e apresentar a elas os seus cursos.

E aí, gostou dessas dicas de divulgação? Coloque-as em prática e veja os seus resultados crescerem agora mesmo!