Quer um negócio próprio? Então comece pensando sobre o fim dele

Por Da Redação
4 de agosto de 2015 às 15:36 - Atualizado há 7 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
SÃO PAULO – Você quer fundar seu próprio negócio? Então comece pensando na sua saída dele: você precisa de objetivos de curto e longo prazo para seu negócio, alerta a empreendedora Deborah Mitchell para o site americano Entrepreneur.
Em outras palavras: a sua saída, ou transição, do negócio tem que fazer parte do plano de negócios desde a fundação. Esse objetivo de longuíssimo prazo tem que ser considerado desde o 1º dia de negócio, já que ele vai ajudar a direcionar o seu caminho nos canais, distribuições, perfil da marca, parcerias e aparições na mídia.
Sem um objetivo final de longo prazo (que não seja só ganhar dinheiro), você acaba trabalhando apenas um dia após o outro. Nos anos, acaba fazendo grandes diferenças no seu negócio e muda sua visão. Essa é um caminho comum.
Muitas vezes, é capaz que você tenha a tentação de fazer tudo que você acha que isso gerará dinheiro para seu negócio. Com um objetivo de longo-prazo, porém, você fica sabendo para o que você tem que dizer “sim ou não” e determina um caminho.
Mas mesmo um objetivo de longo prazo não é imutável, dada as condições do mercado e da sua vida. Adaptá-lo, mas não descartá-lo, é ideal. Tenha sempre um plano para os próximos seis meses. Aqui você precisa pensar no que deverá acontecer: é agora que você vai vender seu negócio? Você pretende um dia vender seu negócio? Com um objetivo em mente, avalie o próximo passo a cada semestre.
Como o mundo dos negócios está constantemente mudando, você deve perguntar-se de tempos em tempos: todos os indicadores estão te dirigindo para seu objetivo? O que mudou? O seu objetivo ainda é relevante.
Não faz sentido ter objetivos de longo prazo que não condizam com o apelo da sua marca para seus consumidores. Use as informações que você coletou durante o período para determinar qualquer mudança.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários