Quer começar um negócio? Estes devem ser seus primeiros passos

Avatar

Por Júlia Miozzo

30 de janeiro de 2015 às 09:43 - Atualizado há 7 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

SÃO PAULO – Começar um negócio pode parecer uma tarefa difícil no começo, principalmente pelas muitas coisas necessárias para que tudo esteja pronto.

Um plano de negócios pode ser de grande ajuda, já que a maioria dos empreendedores o faz, mas não é necessário. Embora seja importante pensar por seus clientes e competidores para criar uma proposta única, você pode fazer isso em pouco tempo e começar seu novo negócio por outras maneiras, como conta o The Simple Dollar.

Pense como um cientista
Cientistas aceitam que há um grande número de coisas desconhecidas seu trabalho e exatamente por isso testam hipóteses através de experimentos. Os resultados os trazem novas informações que validam ou contradizem suas suposições.

Como novo (ou aspirante a) dono de negócio, devemos aceitar que existem muitos fatos desconhecidos. Saiba os experimentos e testes que precisam ser feitos para saber se seu negócio é viável, para em seguida o começar.

Validação de mercado
É a hora de sair do “laboratório” e fazer o trabalho de campo. A melhor maneira de saber se seu negócio é real é através da validação de campo – ou seja, conversar com clientes reais em potencial e fazer perguntas sobre sua ideia para um produto ou serviço. O que eles gostariam de ver? Quão dispostos estariam a comprar? Quanto estariam dispostos a pagar? Com essas perguntas, você ganha percepções valiosas e descobre se está no caminho certo.Perceba que seu negócio não precisa estar pronto ou existir para fazer a pesquisa.

Pegue o celular!
Muitos “quase empreendedores” têm medo de fazer uma ligação fria – e esse é um erro imenso. Fazer uma ligação para seus dez clientes em potencial e conte-os os benefícios e diferenciais de seu produto, faça perguntas e então veja de acordo com o que falam se você está fazendo as escolhas certas. Continue repetindo o processo até você ter contatado cerca de 100 clientes.

Essas são táticas que podem facilmente ser feitas se seu negócio ou produto ainda não está pronto, além de te indicarem o que deve ser feito para melhora-lo.