Os 5 passos para construir um negócio bilionário

Da Redação

Por Da Redação

2 de junho de 2015 às 15:00 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

SÃO PAULO – Montar um negócio bilionário não é fácil. De acordo com o site Entrepreneur, de 1.000 startups, só 2 recebem investimentos pesados e apenas 1 em 10.000 que receberam o investimento pesado passam a valer mais de US$ 1 bilhão – entrando para o famoso “Clube do Unicórnio”.

Sua startup está atrás do sucesso? Então você precisa cadastrá-la no StartSe e conversar com investidores, mentores e aceleradoras. É gratuito! Mais de 2700 startups já estão lá.

Uma startup em cinco milhões deverá ter valor de mercado acima de US$ 1 bilhão – mas isso não é motivo para desanimar. A maioria fracassa depois que o dinheiro acaba, e outras são vendidas por quantias expressivas – mas ainda longe do número mágico do bilhão. Se você tem uma ideia que considera boa, vá atrás dela, faça as coisas certas e o sucesso é consequência.

O site ainda listou 5 passos que devem lhe ajudar a criar um negócio bilionário:

1) Resolva um problema que você conhece
Qual o motivo de você ter começado a sua empresa? Para aumentar as suas chances de sucesso, tente ter como objetivo resolver um problema que você realmente sente que te incomoda – um problema que você entende.

Faça um brainstorm para ter algumas ideias e comece a pensar em qual delas você realmente entende e defina um foco baseado na sua experiência, conhecimento e o que pode ser feito para resolver aquela questão.

2) Teste rápido suas ideias
Você pode testar suas ideias de maneira muito rápida, descobrindo o caminho certo para sua startup. O Teste A/B pode ser a solução. Depois que você tiver duas ideias de produtos, divida dois grupos de 10 a 20 pessoas que fazem parte do seu público alvo. Desenvolva boas descrições, com fotos e mostre cada uma para um grupo.

Você pergunta para cada grupo qual produto eles comprariam, quanto pagariam e quão frequentemente eles comprariam – até achar os produtos que melhor vão pegar com o público.

3) Construa e teste um protótipo
O próximo passo é fazer uma versão de testes do seu produto, aprimorando-o com o conselho de seus clientes. A partir daí, continue testando-o com possíveis clientes até começar a ouvir respostas que mostram um real interesse em adquirir o seu produto.

4) Venda para o seu mercado local
Tendo algo que as pessoas querem, comece a vender para seu mercado local. Construa as suas equipes de vendas e de publicidade, até você conseguir fazer com que o mercado local esteja saturado com seu produto.

5) Passo pro bilhão: torne-se global
Se pretende tornar sua empresa em bilionária, dificilmente você continuará operando da garagem da casa da sua mãe e vendendo para seus amigos. É hora de atingir Estados Unidos e China, os dois mercados do mundo.

Muitas empresas europeias já até mudaram de sede para conseguir atingir seus objetivos nesses mercados. Atingir seu objetivo também envolve encontrar os parceiros locais corretos para conseguir crescer.

Conseguindo seguir esses cinco passos – como diversos já trilharam -, meus parabéns! Você acaba de fundar um império bilionário.