A importância do planejamento e organização

Avatar

Por Wagner Mancini

9 de junho de 2015 às 08:56 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Empreender é um dos maiores sonhos dos brasileiros. Quer seja por necessidade, oportunidade, por desejo de liberdade, sucesso, dinheiro, ou seja lá qual for a motivação, em geral, isto tudo só acontece com muito trabalho e dedicação. Neste cenário, planejamento e organização são fundamentais para que o sonho do empreendedorismo não se transforme em pesadelo.

Empreender traz consigo uma quantidade enorme de coisas que precisam ser feitas, controladas, cuidadas, para que o projeto de empreendedorismo possa andar de forma adequada, com qualidade e rapidez desejada. Empreendedores vivem atarefados e cuidar do seu tempo adequadamente para poder dar conta de tudo o que tem que  ser feito, respeitar prazos, garantir qualidade em tudo o que é feito é essencial no dia a dia.

Nesta série de artigos traremos assuntos ligados à Produtividade Pessoal para empreendedores, fornecendo dicas e orientações a cerca do tema, a fim de ajudar os empreendedores a se planejarem e organizarem melhor para atingirem seus objetivos de forma mais eficaz.

Neste primeiro artigo, convidamos você a refletir: Quais são seus sonhos? Aonde você quer estar daqui há 3, 5, 10, 20 anos? O que quer ter realizado, conquistado, vivido? Como você quer encaminhar as diversas áreas de sua vida: profissional, financeira, lazer, relacionamentos, família, desenvolvimento pessoal, dentre outras?

Esta reflexão é crucial para direcionar nossas vidas, porém a maioria de nós costuma dedicar pouco tempo para pensar sobre isto e para definir claramente nossos objetivos. Porém, sem objetivos, corremos um grande risco de viver uma vida estilo “deixa a vida me levar” e de não vermos nossa vida caminhando na direção e velocidade com que gostaríamos.

A grande verdade é que a conquista de objetivos, na grande maioria das vezes, depende muito mais de uma definição clara dos objetivos, muito planejamento, organização, ação, persistência e foco. É 1% inspiração e 99% transpiração! Se quisermos chegar a algum lugar, antes de tudo temos que definir claramente qual é este lugar, quando queremos chegar lá, de que forma, por que caminhos, quais recursos precisamos, quais habilidades temos que desenvolver etc. Isto tudo é planejamento das atividades ou dos passos que são importantes para chegarmos aonde queremos.

No próximo artigo daremos dicas específicas sobre como definir seus objetivos.