Como criar uma forte conexão com seu cliente?

Avatar

Por Isabella Câmara

28 de Maio de 2018 às 16:12 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Ter um bom relacionamento com o cliente é uma das coisas mais importantes em um negócio, independentemente do segmento do produto ou serviço.  Mas isso não é algo fácil. Como o mercado tem se apresentado de uma forma completamente dinâmica e com uma concorrência bem acirrada, é essencial apresentar aos clientes estratégias eficazes para atrair, manter e encantar um cliente. Mas como fazer isso?

Marcelo Tas, um dos maiores comunicadores do país, explicou como fazer para criar uma conexão forte entre uma empresa e sua audiência:

Atraia o cliente oferecendo algo em troca

A produção de conteúdo de alto valor é muito importante para atrair visitantes ao seu site e tornar sua empresa uma referência no mercado. Mas não é só oferecer um conteúdo qualquer. Como a empresa já conhece, previamente, quem é o seu público-alvo, é indicado que esse conteúdo até resolva algumas dores do cliente. “Ou seja, ao invés de sair pedindo logo de cara, você vai oferecer algo que tenha valor para o cara”, explica Marcelo Tas,

Saiba quem não é o seu público-alvo

Não, você não leu errado. Segundo Marcelo Tas, é importante que uma empresa saiba quem é o seu público-alvo, mas tão importante quanto isso, é saber quem não pode ser denominado assim. “Na era que vivemos, pensamos sempre em escala, em ter muita gente e volumes muito grandes, e tem muita gente que quer inventar uma forma rápida de criar um banco de dados gigantesco, mas depois não sabe o que fazer com aquilo”, diz.

Ou seja, não importa a quantidade de dados que você tem sobre seu cliente – o que faz a diferença é a qualidade deles.

Remodele crenças utilizando conteúdo

Vivemos em mundo onde a maioria das pessoas apresentam uma certa insegurança diante de uma nova proposta, e a tarefa da empresa é resolver todas elas. De acordo com Tas, só será possível remodelar as crenças dos clientes após oferecer um conteúdo educacional.

Por outro lado, não adianta oferecer um conteúdo que faça o cliente enxergar um mundo novo, se isso não gerará resultados efetivos para a empresa. “Você precisa transformar um visitante no seu objetivo, que pode ser um comprador, eleitor ou telespectador, e gerar um resultado de engajamento com o seu cliente”, diz.

Diga exatamente o que você quer

A conversão é uma etapa fundamental em uma estratégia de relacionamento. “A hora da conversão é a hora que você vai ter que dizer o que você quer. Isso porque o seu cliente não tem bola de cristal, você não tem que esperar que ele tenha iluminação e descubra o que você quer dele”, conta Tas.  Atualmente, a maioria das pessoas que não dizem o essencial, mas na hora da conversão é preciso deixar essa prática de lado e dizer exatamente o que a empresa quer do cliente.

Após conquistar, nutra um relacionamento saudável com o cliente

Depois que uma empresa conquistou um cliente, é necessário mantê-lo. “O encantamento é muito importante”, defende Tas. Mesmo após já existir um relacionamento com o cliente, ele ainda pode se sentir enganado ou mau atendido. “É essa hora que é crucial para manter uma relação que pode ser para o resto da vida – e mais, pode ser a hora que você vai aprender com o seu cliente”, completa.

Quer saber mais sobre como criar uma forte conexão com o seu público-alvo e torná-lo fiel? Acesse a série de vídeos que a StartSe está promovendo junto com o Marcelo Tas – ela te ensinará técnicas de comunicação online para converter visitantes do seus site em fãs.

O segundo episódio da ConecteSe vai ao ar hoje e ele fala exatamente sobre relacionamento online. Nele, Marcelo Tas vai mostrar como algumas empresas e startups aplicaram essa metodologia e como você pode fazer o mesmo. A série é totalmente gratuita e, caso você queira se inscrever, deixe seu nome e e-mail no campo abaixo: