As 10 pessoas que você deve deixar longe de seus negócios

Avatar

Por Júlia Miozzo

30 de janeiro de 2015 às 09:11 - Atualizado há 6 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

SÃO PAULO – Uma das maiores influências no andamento de seus negócios vem de quem você contrata para trabalhar nele, e enquanto alguns comportamentos podem ser positivos, outros podem arruiná-lo.

Confira uma lista do portal Business Insider das dez pessoas – seja funcionário ou cliente – que você deve evitar ter em sua empresa:

1. As sedutoras
São pessoas encantadoras que chegam no seu negócio e te distraem completamente de alguma forma, possivelmente te levando a fazer coisas não produtivas (mas que vão em linha com o interesse delas). Mais do que qualquer um, elas sabem como fazer você perder o foco.

Muitos futuros promissores foram sacrificados pelos sedutores. Alguns tiveram de vender seus negócios por muito menos do que valiam e outros desistiram dos mesmos para ir atrás de esquemas para enriquecer mais rápido que algum “sedutor” os armou. Não caia em suas armadilhas.

2. As cabras
Pessoas extremamente carismáticas, falantes e cheias de sorte que parecem se safar de tudo. Eles têm muitos pontos fortes, mas acabam usando-os da maneira errada.

Usualmente as cabras fazem de tudo para convencer os outros a fazerem más decisões. Se você se encontra constantemente tomando más decisões com relação a seus negócios toda vez que está perto de uma certa pessoa, saiba que é a hora de cortá-la de sua empresa.

3. O elefante
Um elefante nunca esquece: é aquela pessoa em sua empresa que não deixa passar erros que você cometeu e continua lembrando das vezes em que você errou e de seu passado. Não deixe um “elefante” levá-lo de volta ao passado. Todos falham, especialmente empreendedores, e se você falhou, aprendeu com isso.

4. O “hater”
“Haters” são as pessoas que querem chegar ao topo, mas sem precisar trabalhar para chegar lá. Ao invés disso, preferem empurrar todos ao seu redor para baixo e subir no vácuo. Podem até beneficiar a empresa derrubando pessoas que mereciam ser derrubadas – mas eventualmente, destruirão a empresa. 

5. O narcisista
Narcisistas são que estão muito consumidos com si mesmos para agir. São ruins especialmente em liderar e em trabalho de equipe. Eles podem até te encorajar a colocar a imagem de seu negócio sobre a sua reputação, o que é sempre uma péssima ideia. Ao começar um negócio, é melhor sempre ser transparente e autêntico. Não tente fazer as coisas parecerem maiores do que são e evite tentar ser algo que não é. Foque-se sempre em sua reputação e não em sua imagem.

6. O nêmesis
Quando você começa um negócio, muitas vezes terá que trabalhar com alguém que você não suporta (ou que não suporta você). Se você não for cuidadoso, essa pode ser uma grande distração. Tente entender que o que você não gosta sobre um nêmesis é provavelmente algo que não gosta ou adora em si mesmo. De qualquer jeito, algo está em desacordo com sua identidade e a única maneira de consertar é olhar para si mesmo, não ao nêmesis. Seu adversário pode de certa maneira ser seu conselheiro. Faça do nêmesis uma oportunidade para aprender de si mesmo.

7. O Ares
Ares é o deus da guerra na mitologia grega, e pessoas desse tipo amam conflitos. Eles são viciados em drama e em ganhar a qualquer custo, mesmo que não haja nada para ganhar. Saiba que qualquer tempo que passe tentando corrigir ou até mesmo entender um Ares é uma perda de tempo.

8. O Dionísio
Também da mitologia grega, Dionísio é o deus do vinho, das festas e dos prazeres. Dionísios não possuem paciência para nada além do prazer e da recompensa. Tome cuidado ao deixar que essas pessoas entrem em seu negócio porque basear-se nos prazeres é viciante e consome tempo. É importante ter amigos e divertir-se, mas nunca sacrifique seu negócio em prol disto.

9. O gato preto
Enquanto algumas pessoas chegam em seu negócio e o iluminam, outras são capazes do contrário. A última opção representa o gato preto, que parece ter uma nuvem preta o acompanhando aonde quer que vá.

10. O gato gordo
São pessoas que entrarão em seu negócio, oferecerão muito dinheiro e o mundo. Tome cuidado e não deixe que seu dinheiro o distraia do fato de que querem controlar sua empresa. Fique atento a quem você entrega seu negócio: você não trabalhou duro para ver sua marca e reputação se destruir na pata de um “gato gordo” que agora as comanda.