7 dicas para você encantar as pessoas com suas apresentações

Avatar

Por Júnior Borneli

2 de abril de 2015 às 11:15 - Atualizado há 6 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Se você está frustrado com o seu desempenho na hora de falar sobre sua startup, projeto ou ideias, seguem algumas dicas extraídas a partir da experiência de empreendedores de sucesso, do mundo todo.

Concentre-se no público

A maioria dos empreendedores se preocupa consigo mesmos: perguntas como “Como é que eu estou no palco?” e “Será que estão rindo pra mim ou de mim” são comuns quando estão inseguros. Eles se concentram demais em si mesmos. Os empreendedores bem sucedidos pensam de forma diferente: eles não se concentrar em si mesmos, eles se concentram no público.

Os maiores palestrantes do mundo se fazem sempre a mesma pergunta: “O que eu preciso fazer para que estas pessoas saiam daqui com novos pensamentos, sensações e emoções?” Foque em partilhar a sua mensagem com o público e você vai se tornar mais bem sucedido.

Você sabia que através do StartSe é possível falar com investidores, mentores, aceleradoras e fundos de investimento? Cadastre sua startup em www.startse.com.br. É gratuito.

Envolver as pessoas

A mercadoria mais escassa no mundo dos negócios é a atenção. Se você é um orador chato, o público vai dar mais atenção ao celular e ao prato do jantar do que na sua fala. Para chamar a atenção do público, é preciso mantê-los engajados.

Uma maneira fácil é envolver as emoções das pessoas: fazer perguntas, contar histórias ou exibir um vídeo curto. Quanto mais atraente for a sua apresentação, mais atenção você vai conquistar da platéia.

Seja simples, em todos os sentidos

Você já ouviu muitos palestrantes ou empresários usando palavras difíceis e termos técnicos em línguas estrangeira para mostrarem autoridade ou conhecimento. Contudo, isso é completamente sem sentido.

Os empreendedores bem sucedidos evitam esses chavões. Eles usam palavras simples para se certificar de que todos entendam o que eles dizem. Para transmitir a sua mensagem, use palavras simples que até uma criança de 10 anos possa entender.

Conte histórias poderosas

As histórias são poderosas porque mexem com as emoções das pessoas. Quando você se envolver emocionalmente com os ouvintes, eles vão prestar atenção e se sentir motivados a tomar novas atitudes.

Histórias ajudam você a se destacar dos demais. As melhores histórias, claro, são aquelas contadas a partir de suas experiências pessoais, porque você as conhece melhor que qualquer outra pessoa e ninguém pode desafiá-lo com perguntas complicadas.

Use os slides para envolver visualmente

Alguns empreendedores usam slides repletos de texto, fluxogramas e números. Imediatamente o público tem uma reação negativa: “Oh meu Deus! Outra apresentação chata”.

Os empreendedores bem sucedidos usar slides de forma diferente. Em vez de tópicos intermináveis, eles usam apenas imagens. É uma regra entre grandes palestrantes e empresários usar mais recursos visuais e menos palavras. Certifique-se de todos os slides têm uma imagem que expressa toda a ideia e use o mínimo de palavras possível. Esta abordagem simples tornará sua apresentação muito mais atrativa.

Inspire-se em alguém

Todo mundo pode melhorar a maneira de se expressar. Portanto, veja quais são as pessoas que mais conseguem encantá-lo durante apresentações e palestras e inspire-se nelas. Ninguém é um orador tão bom que não possa melhorar.

Mantenha-se informado

Mesmo os empresários bilionários nunca param de aprender, porque eles querem estar no topo sempre. Se você não está aprendendo, você está morrendo. Mesmo especialistas em apresentações continuam aprendendo. Eles leem novos livros, participam de seminários e assistem palestras na internet.

Você pode usar qualquer um dos hábitos descritos neste texto para começar a melhorar o seu discurso público. Então vá lá e começar a falar!