5 lições de negócios valiosas dadas por mentores bilionários

Uma forma é conhecer a maioria dos conselhos e determinar por conta própria qual é bom ou não – afinal, se você não tem senso crítico, como espera ter sucesso no seu negócio?

Avatar

Por Da Redação

9 de setembro de 2015 às 10:08 - Atualizado há 4 anos

SÃO PAULO – Existem centenas de milhares de conselhos diferentes para empreendedores. O problema é que a grande maioria é de qualidade duvidosa e pode não te ajudar na formação do seu negócio – ou até mesmo atrapalhar. 

Por isso, é importante filtrar bem os conselhos recebidos. Uma forma é conhecer a maioria dos conselhos e determinar por conta própria qual é bom ou não – afinal, se você não tem senso crítico, como espera ter sucesso no seu negócio?

Outro é ouvir os conselhos dos melhores empreendedores disponíveis. Muitos deles são bastante explícitos no que acreditam ser as melhores opções ou não, como Richard Branson e Mark Cuban. O Entrepreneur listou 5 conselhos que geralmente são dados por empreendedores bilionários. Confira: 

1) Construa algo que resolve um problema
Se você quer criar algo com valor e sustentável, comece resolvendo um problema de verdade. A maior parte das companhias de valor do mundo surgem das necessidades das pessoas, que criam várias oportunidades para “inovação” – isto é, uma solução criativa nunca pensada para um problema antigo.

2) Fracasse rápido
Se você tem um produto que está tendo dificuldades para encantar o mercado, declare o fracasso dele rápido ao invés de persistir no erro (você pode até ser um gênio não-compreendido, mas só os compreendidos ganham dinheiro). Entenda o que aconteceu para o seu produto dar errado e faça certo. Você provavelmente ficará na tentativa e erro até conseguir acertar a mão. 

3) Monte o time certo e você terminará com um grande produto ou serviço
A maioria dos empreendedores acham que a chave do sucesso é a ideia. Não é. A execução que é o segredo da empresa. Se você tiver uma equipe talentosa, acabará com um bom serviço, mesmo que a ideia seja mais ou menos. O time certo tem uma mistura de atitude, inteligência, paixão e perserverança. 

4) Construa uma cultura
Cultura é a fundação de qualquer empresa. Contrate as pessoas que pensam como você desde o começo e incentive a cultura para que ela seja cada vez mais importante. É essa cultura que vai dar cara e fortalecer sua empresa e lhe dar força para passar pelos problemas. 

5) Não tenha medo de pressionar os limites
Branson afirma muito que a maioria das companhias de sucesso fizeram um legado ao quebrar regras antigas e não por seguir as crenças comuns. Quando se pensa de maneira não-convencional, inovação verdadeira e destrutiva pode acontecer. E isso pode fazer com que sua empresa seja algo novo no mercado – não apenas “mais do mesmo”.