10 mentalidades que podem revolucionar o seu negócio

Lembre-se que são os hábitos, juntamente com a flexibilidade, que definem o seu caminho para o sucesso

Avatar

Por Júnior Borneli

25 de março de 2015 às 10:54 - Atualizado há 5 anos

O sucesso é algo que todos os indivíduos buscam, mas que ilude muitas pessoas. Por que alguns empreendedores são bem sucedidos e outros não? Tem tudo a ver com hábitos, crenças, paixão, flexibilidade e atitude.

Muitas vezes, não há nada realmente diferente entre um empreendedor e outro, em termos de capacidade, uma vez que cada pessoa pode fazer o que ele ou ela quer. Tudo se resume a ter o estado de espírito para definir hábitos práticos e manter um equilíbrio entre apego e compromisso e deixar as coisas acontecerem.

Aqui estão 10 mentalidades para o sucesso:

Escolha coragem sobre o medo.

Para ser bem sucedido, você tem que ter coragem. E para tornar-se corajoso, fazer coisas corajosas. Muito de ser bem sucedido é sobre ir além do que você pensa que você é capaz de fazer. É se aventurar no desconhecido. Se você falhar ou tiver sucesso, você vai aprender e crescer.

O crescimento, em si e por si, já significa a obtenção de um nível de sucesso, independente se você falhou.

Acredite em si mesmo.

Atitude é tudo. Uma atitude negativa diminui o sucesso e uma atitude positiva cria o sucesso. Sem essa crença em si mesmo, você não tem um caminho para o sucesso.

O sucesso é algo que é criado. Não é algo que simplesmente “acontece”.

Quando você acredita firmemente em si mesmo, você pode conseguir praticamente qualquer coisa. É dentro dessa crença de que você vai encontrar o poder de criar a capacidade de resistência e coragem necessária para seguir em frente quando as coisas ficarem difíceis.

Escolha uma boa companhia.

A escolha das pessoas com quem você vai se relacionar está entre as decisões mais importantes que você vai tomar. A negatividade é contagiosa e se os grupos de trabalho são negativos, haverá um limite para o seu sucesso.

Para alcançar os objetivos que você deseja, esteja disposto a mudar padrões. Livre sua equipe de pessoas “tóxicas” imediatamente.

Apenas uma pessoa negativista pode destruir a moral de toda uma equipe. Além disso, quando você se cercar de outras pessoas, focadas na obtenção do sucesso, você pode aprender com elas e assumir alguns de seus hábitos, fortalecendo a sua caminhada para o sucesso.

Adotar metas verdadeiras

Conhecer e ser claro sobre até onde você quer levar negócio é algo que deve vir de dentro. Quando seus objetivos estão definidos, você está mais motivado para alcançá-los.

Isso porque para alcançar essas metas, você atinge um novo nível de empenho e dedicação. Quando seus objetivos surgem de sua ideologia e aspiração, eles carregam um significado mais profundo e conferem um impacto maior sobre a sua identidade.

Cada meta definida acrescenta uma profundidade e uma expansão interna em você, como pessoa. Crescimento pessoal é apenas um dos grandes presentes que você recebe caso venha a ter sucesso nos negócios.

Ter um propósito e uma visão.

A visualização é poderosa porque ações seguem pensamentos. A grande técnica para nutrir a sua visão e propósito é fazer com que seus objetivos sejam visuais. Algumas pessoas usam placas de motivação, outros optam por mapas do tesouro. E outros ainda definem metas identificando datas específicas para a sua realização.

Tudo o que funciona melhor é válido para que o sucesso seja alvo visível, atingível.

Tudo o que está escrito ou ilustrado é mais provável de ser alcançada do que pensamentos mantidas apenas na cabeça. Quando você faz o seu propósito visual, você começa a torna-lo real. Quando você os mantém apenas na mente, eles continuam sendo apenas pensamentos.

Aceite o desafio.

Há poucos caminhos fáceis até uma montanha e muitas vezes eles são difíceis de encontrar. Desafio será uma peça essencial em qualquer tipo de sucesso nos negócios.

E desafio é o que incita o seu crescimento ao longo da jornada. Cada desafio que obstrui seu caminho oferece a chance de criar uma direção mais definida para alcançar seus sonhos. Por esta razão, agradeça por cada desafio. Cada um deles é uma bússola direcionando-o para novos negócios, circunstâncias e oportunidades.

Seja exigente.

Seletividade cria o sucesso. Você deve pensar profundamente e de forma inteligente sobre o objetivo maior e o que é que você precisa para dar cada passo ao longo do caminho para continuar articulando e executando seus objetivos de negócio.

Ter foco significa estar consciente de todos as situações e ficar permanentemente em contato com o presente, de modo que você não tenha que corrigir erros no futuro.

Seja exigente com sua equipe: qual pessoa é o melhor em determinada função, quais clientes ou parceiros podem levá-lo mais longe e o que é possível fazer para que seu negócio seja cada vez mais eficiente. Ser seletivo e exigente é estar comprometido com o sucesso.

Esteja disposto a assumir riscos.

Não há garantias sobre qualquer caminho que leve ao sucesso na vida ou negócios. O desconhecido é sempre iminente. Portanto, o risco e a educação são muitas vezes os mecanismos necessários para saber mais claramente se você está no caminho certo.

Se você tem medo de arriscar, você vai colocar limites no seu sucesso e ficar onde você está confortável. Você não pode fazer o que quiser se você não correr o risco do fracasso para ir até onde deseja.

Faça o que você ama.

Você está mais propenso a ter sucesso nos negócios quando você está investindo em algo que seja a sua paixão. Existe uma maneira de encontrar paixão sobre tudo e qualquer coisa que você faz na vida.

Você pode até não amar todas as etapas e processos do seu negócio, mas saber tolerar o desconforto e manter o foco no objetivo faz com que o seu investimento de tempo e energia valham a pena.

Esteja disposto a amar e encontrar um propósito em todos os aspectos que o seu negócio exige, se comprometa com ele e veja o que você está fazendo como sendo um benefício também para outras pessoas. Quando você ama o seu negócio, não há nada que possa impedi-lo de seguir em frente e fazê-lo crescer.

Gratidão.

Você deve olhar para tudo o que você conquistou até o momento e perceber o quão grande é o que você fez, em comparação com a situação de muitos outros.

Quando você tem essa atitude, você parar de sofrer e reclamar de pequenas coisas. A cada pequena vitória diária, agradeça. Isso é uma forma de gerar uma gratidão própria pelo esforço, empenho e dedicação ao negócio.

Lembre-se que são os hábitos, juntamente com a flexibilidade, que definem o seu caminho para o sucesso. Desenvolver essas mentalidades dá a você uma bússola para navegar pelas marés em constante mudança no mundo dos negócios. Essas mentalidades permitem que você se abra ao sucesso e se torne flexível ao mesmo tempo, garantido uma direção segura até o sucesso.

* Texto adaptado de Sherrie Campbell, palestrante e psicóloga americana