WeChat faz parceria com a Samsung e passa a ser quase um sistema operacional

Por João Ortega
23 de agosto de 2019 às 16:59 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
WeChat e Samsung anunciaram nesta quinta-feira (22) uma parceria na China. Usuários dos modelos mais recentes de smartphones da fabricante sul-coreana poderão usar miniprogramas do WeChat direto da tela inicial, sem precisar abrir o aplicativo em si.
A parceria aproxima o super app WeChat de um sistema operacional, embora os celulares da Samsung ainda usem o Android, do Google. No aplicativo chinês, já estão hospedados milhões de miniprogramas, que agora serão acessados externamente. A funcionalidade posiciona o WeChat, portanto, como concorrente direto da Play Store, loja oficial do Android, que se rentabiliza recolhendo uma parte dos downloads pagos e das compras dentro de apps.
Na prática, funcionará da seguinte forma: em um celular Samsung, ao arrastar a seção de apps para a direita, aparecem os miniprogramas do WeChat usados recentemente. Ao arrastar para a esquerda, surgem os miniprogramas favoritos selecionados pelo usuário. A novidade estará presente nos smartphones Galaxy S8, S9 e S10, bem como nos modelos Note8 e Note9. Novos lançamentos da marca também terão o recurso.
Leia também: A tecnologia por trás do WeChat, super app com mais de 1 bilhão de usuários
Na China, cerca de um bilhão de pessoas usa o WeChat todos os dias. Além do serviço de mensagens, funcionalidade primária que tornou o app popular, ele é um meio de pagamento, uma rede social e hospeda praticamente todos os serviços que o chinês precisa na sua rotina – o que o caracteriza como um super app.
Outros aplicativos da China, como o Alipay e o Douyin, seguiram a tendência e criaram um sistema para hospedar miniprogramas para concorrer com o WeChat, da Tencent.
No podcast MVP StartSe, discutimos o uso do reconhecimento facial na China, entre outros temas relevantes da maior potência do Oriente. Ouça abaixo:

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários