China realiza primeiro voo com avião elétrico no país

João Ortega

Por João Ortega

30 de outubro de 2019 às 17:42 - Atualizado há 1 ano

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

A China é líder mundial, em números absolutos, quando se fala em carros elétricos. Agora, quer levar a tecnologia para o transporte aéreo. Nesta terça-feira (29), foi realizado o primeiro voo com um avião elétrico no país.

O veículo foi desenvolvido na Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Shenyang, onde foi realizado o teste. Batizada de RX4E, a aeronave tem autonomia de 300 km ou 1h30 por carga, pesa 1200 kg, atinge 200 km/h de velocidade e tem capacidade para quatro passageiros.

“Com o desenvolvimento da tecnologia de armazenamento de energia da bateria, o tempo de voo e o alcance do RX4E podem ser melhorados”, disse Zhao Tienan, vice-presidente do Instituto de Pesquisa em Aviação da Universidade, à imprensa local.

O RX4E pode ser usado para transporte de curta distância, treinamento de pilotos, fotografia aérea, mapeamento aéreo, entre outros usos, de acordo com Zhao. O pesquisador ainda disse que, para incentivar a indústria de aviação elétrica, é necessário estabelecer um plano nacional de desenvolvimento de longo prazo.

No Brasil, a Embraer já tem planos para aviões elétricos, especialmente em relação ao transporte no contexto urbano.