Viagem de São Paulo ao Rio de janeiro em meia hora? Saiba mais sobre o Hyperloop

Da Redação

Por Da Redação

17 de agosto de 2018 às 13:51 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O futuro da mobilidade passa por carros autônomos, patinetes elétricos compartilháveis e também por sistemas mais complexos para viagens longas. Os altos custos envolvendo a aviação supersônica fizeram de projetos terrestres uma alternativa para viagens mais rápidas, sobretudo com cidades que já possuem uma ponta-aérea estabelecida. Uma das empresas que investe neste segmento é a HyperloopTT, que está desenvolvendo um sistema de transporte baseado num projeto idealizado por Elon Musk, um dos nomes mais celebrados do Vale do Silício.

O Hyperloop usa uma tecnologia de propulsão elétrica que permite levar pessoas e cargas de um ponto a outro com velocidades que podem chegar a 1.100 km/h. Os veículos (similares a trens de um monotrilho) viajam por dentro de um tubo onde a pressão do ar é muito baixa. Com esse impulso, o deslocamento é mais rápido até mesmo que o de aviões.

O plano das empresas que estão utilizando o conceito desenvolvido para Musk é oferecer alternativas para ponte-aéreas estabelecidas, como São Paulo e Rio de Janeiro; San Francisco e Los Angeles; Porto e Lisboa etc. Com essa velocidade, por exemplo, uma viagem entre as capitais de São Paulo e Rio levaria cerca de meia hora.

A Hyperloop, que recentemente iniciou um centro de pesquisas em Minas Gerais, já firmou 12 acordos com governos para a implementação do projeto em diferentes cidades. Os próximos passos da companhia e o futuro do transporte serão tema da palestra de Rodrigo Sá, head global da empresa, na segunda edição do Silicon Valley Conference, o melhor evento sobre o Vale do Silício já feito no Brasil, evento que acontece no próximo dia 29 de setembro em São Paulo.

Teremos a presença de diversos palestrantes internacionais que falarão sobre os rumos da inteligência artificial, da comida, da educação e do marketing. Não é futurologia, são os protagonistas de empresas que estão começando uma transformação que veremos no futuro em nossas casas e nas empresas que trabalhamos.

Para participar e alinhar totalmente o seu mindset ou empresa ao Vale do Silício, aproveite nosso valor promocional e inscreva-se na Silicon Valley Conference antes que os ingressos se esgotem.