TikTok abre escritório no Vale do Silício e atrai funcionários do Facebook

Por João Ortega
15 de outubro de 2019 às 12:46 - Atualizado há 1 ano

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O TikTok, app de vídeos curtos da startup chinesa ByteDance, está abrindo um escritório no Vale do Silício, nos EUA. Segundo a CNBC, o prédio que sediará a nova equipe da rede social era antes ocupado pelo WhatsApp, aplicativo de mensagens que pertence ao grupo do Facebook. Além disso, a empresa está atraindo funcionários do rival norte-americano com salários elevados.
Já estão abertas diversas vagas para a nova operação do TikTok nos EUA. Desde 2018, mais de 20 funcionários do Facebook migraram para a empresa chinesa. Eles foram seduzidos pelo fato de o aplicativo estar em fase de crescimento acelerado no Ocidente, além de salários até 20% mais altos que o concorrente. A ByteDance acredita que contratar empregados com experiência em redes sociais locais é chave para compreender as melhores práticas deste mercado.
De acordo com a reportagem, o Facebook não foi o único afetado com a chegada do TikTok. Funcionários do Snap, Hulu, Apple, Google e Amazon também migraram para a empresa chinesa desde o ano passado.
Apesar da nova operação no Vale do Silício, a sede do TikTok nos EUA continua na região de Los Angeles, também na Califórnia. A previsão é de que, até o ano que vem, seja completada uma expansão no local para que o escritório tenha capacidade para até 1000 funcionários.
Rivalidade
O novo escritório do TikTok ficará a poucos quilômetros da sede do Facebook, concretizando uma rivalidade que vem crescendo nos últimos meses. Inclusive, foi tópico de conversa entre os funcionários da empresa norte-americana e o CEO Mark Zuckerberg, que disse:
“O TikTok, construído pela empresa ByteDance, é realmente o primeiro produto de Internet para consumidor construído por um dos gigantes da tecnologia chineses que está se saindo muito bem em todo o mundo. Está começando a se sair bem nos EUA, principalmente com jovens. Está crescendo muito rapidamente na Índia”.
Números ainda colocam as redes sociais norte-americanas na liderança mundial, com folgas. O TikTok tem 700 milhões de usuários ativos diários, enquanto Facebook, Instagram e WhatsApp contam, juntos, com 2 bilhões. No entanto, o sucesso do TikTok com o público mais jovem e consumidor nativo digital (Geração Z) é um indicador de que a ameaça de crescimento é concreta. Nesse sentido, inclusive, Mark Zuckerberg lançou o app Lasso, com ferramentas semelhantes ao rival chinês.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários