Tencent e Alibaba desafiam sucesso da pontuação de crédito oficial da China

Por João Ortega
19 de setembro de 2019 às 17:33 - Atualizado há 1 ano

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Em março de 2018, o Banco Central da China lançou a Baihang, pontuação de crédito oficial do país. O objetivo do projeto é agregar dados financeiros obtidos por diversas empresas a fim de gerar uma pontuação de crédito confiável e unificada. Cerca de 700 firmas colaboraram com as informações financeiras dos clientes. No entanto, as duas maiores companhias do setor de pagamentos – Tencent e Alibaba – se recusam a compartilhar os dados de seus usuários.
Divulgada pelo Financial Times nesta quinta-feira, a notícia pode causar surpresa, já que as duas gigantes da internet são grandes aliadas do governo chinês. O WeChat, super app de rede social, mensagem, serviços e pagamentos da Tencent, por exemplo, segue todas as normas de filtragem de conteúdo (ou censura) impostas pelo Estado. Inclusive, especula-se que ambas as empresas compartilhem os dados dos usuários relacionados à segurança com as autoridades do país.
De acordo com a reportagem, dentre os oito acionistas da Baihang – grupo em que Tencent e Alibaba estão incluídos – apenas três aceitaram compartilhar dados financeiros dos usuários. Enquanto o Banco Central não os convencer a mudar o posicionamento, a nova pontuação de crédito será tão incompleta como suas antecessoras. Desde o lançamento da Baihang, Sesame Credit (da Alibaba) e Tencent Credit foram banidas.
De acordo com o Banco Central da China, 460 milhões de pessoas no país não têm histórico de crédito. Por isso, o projeto de criar um sistema unificado de pontuação é tão desafiador quanto importante para tornar os serviços financeiros do país mais eficientes.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários