Tecnologia e gastronomia se unem em prol de indivíduos em situação vulnerável

Avatar

Por Elena Costa

19 de outubro de 2017 às 17:32 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Por meio de cursos de capacitação e empreendedorismo, a Gastromotiva prepara jovens da periferia para atuarem em atividades relacionadas à gastronomia. Um movimento que começou em 2006 na cidade de São Paulo, hoje abrange Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e até  a Cidade do México.

A iniciativa irá formar mais 2.033 indivíduos até o fim deste ano nos locais em que atua. Com o seu crescimento e alcance a organização irá receber uma estrutura de sua comunidade online criada por meio de um Hackathon formado por 50 meninas de locais vulneráveis que irão aprender sobre tecnologia e codificação para completar este desafio.

O evento que ocorrerá no  Microsoft Technology Center, na capital paulista, tem produção da própria Microsoft e Thoughtworks e vai acontecer nesse fim de semana, dias 21 e 22 de outubro. Ele foi montado depois que a organização decidiu compartilhar suas metodologias em uma plataforma online inovadora, ampliando o seu impacto para o mundo.

Mariéme Jamme (fundadora do imtheCODE na África) e David Hetz (fundador da Gastromotiva) se juntaram para trazer comida e tecnologia em prol de indivíduos em situação de vulnerabilidade.

O imtheCODE na África é uma iniciativa liderada por africanos que tem como objetivo principal mobilizar governos, empresas, fundações filantrópicas e sociedade civil, para investir em tecnologias futuras que possam impulsionar o desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas marginalizadas na sociedade.

A hackathon possibilitará que inovadores, com diferentes conjuntos de habilidades (que vão de codificação, construção de aplicativos e análise de dados para soluções de design), trabalhem para conquistar as Metas de Desenvolvimento Sustentável. As melhores ideias que surgirem no evento serão desenvolvidas e receberão o apoio de programas locais de incubação.

O desafio demonstra que a Gastromotiva além de realizar uma transformação social por meio da gastronomia consegue trabalhar melhor os seus objetivos de desenolvimento sustentável e ao mesmo tempo colaborar com empresas de tecnologias como iamtheCODE, Microsoft, Gema Ventures e Thoughtworks.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br

[php snippet=5]