A nova fábrica na China em que robôs são construídos por robôs

Por João Ortega
4 de outubro de 2019 às 06:19 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A startup chinesa Geek+ iniciou, no fim de setembro, a operação de sua nova fábrica de robôs. Situada em Nanquim, a instalação terá capacidade de produzir mais de 10 mil robôs por ano. A maior parte da execução será realizada por robôs desenvolvidos pela própria Geek+, regidos pelos algoritmos de inteligência artificial e o sistema de logística e automação da startup. As informações são do South China Morning Post.
Segundo a empresa, a fábrica dispensa a tradicional esteira e será mais flexível e eficiente que outras instalações do setor. Além da manufatura em si, os robôs também serão responsáveis por testar e inspecionar os produtos. “Nos últimos quatro anos, desenvolvemos e implementamos tecnologias para operações de estoque realmente transformadoras”, disse Zheng Yong, fundador e CEO da Geek+, na inauguração do local. “Com nova fábrica, continuamos a construir o caminho para uma cadeia logística de fato inteligente”.
Hoje, a Geek+ vende robôs de logística em estoque para clientes gigantes na China, como a Alibaba, principal empresa de e-commerce do país. A startup vendeu mais de 7000 robôs para 200 projetos espalhados por 15 países. Os produtos aumentam a eficiência em centros de distribuição e depósitos. “Operários passam de 60% a 70% do tempo andando nos armazéns para encontrar os produtos certos”, diz Zheng.
Robótica na logística chinesa
Apesar de concorrer diretamente com os EUA na liderança do desenvolvimento da inteligência artificial, a China ainda está longe de alguns países quando se trata de robótica. A cada 10 mil trabalhadores industriais no país asiático, há 97 robôs. Na Coreia do Sul, em comparação, são 710 robôs por 10 mil operários. Alemanha e Japão também tem maior densidade de automação na indústria.
O objetivo do governo chinês é pelo menos dobrar este número até o fim de 2020. Segundo estudo da Federação Internacional de Robótica (IFR), o mercado de robótica para logística será de US$ 22 bilhões anuais em 2022. Boa notícia para a Geek+, que levantou US$ 150 milhões na última rodada de investimentos, e prevê alavancar as vendas com a nova fábrica inteligente.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários