Softbank e montadoras se unem para criar projetos de mobilidade autônoma

Por Isabella Carvalho
1 de julho de 2019 às 11:21 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Em outubro de 2018, a Softbank e a Toyota anunciaram a MONET Technologies, joint venture focada na criação de novos serviços de mobilidade para o Japão. Com a iniciativa, as empresas planejam unir a Plataforma de Serviços de Mobilidade da Toyota e sua infraestrutura de informações, e a Plataforma de Internet das Coisas (IoT) da SoftBank para trazer soluções para as cidades.
A iniciativa foi planejada em duas partes: a primeira delas é a criação de serviços de transporte sob demanda para agências públicas locais e empresas privadas no Japão. A segunda, prevista para 2020, inclui serviços de mobilidade com veículos autônomos — o que as empresas chamaram de Autono-MaaS (autonomous mobility as a service).
“As possibilidades incluem serviços de mobilidade just-in-time focados na demanda, como um veículo de entregas de refeições onde os alimentos são preparados enquanto estão em movimento, ônibus hospitalares onde exames médicos a bordo podem ser realizados, escritórios móveis e muito mais”, afirmaram as empresas em um comunicado. O objetivo, futuramente, é expandir a iniciativa no mercado global.
Agora, as companhias anunciaram cinco novas parcerias: Isuzu Motors, Suzuki, Subaru, Daihatsu e Mazda. Cada uma delas investirá 57.10 milhões de yens (cerca de U$ 53 milhões) por 2% de ações da MONET. Segundo Junichi Miyakawa, presidente da joint venture, as empresas não contribuirão apenas com o investimento, mas também com dados.
“A MONET usará os dados fornecidos por cada empresa e alavancará sua visão e rede da indústria automotiva. Juntamente com nossos parceiros fabricantes de automóveis, trabalharemos para realizar e disseminar serviços inovadores que possam resolver os problemas de mobilidade do Japão e criar novos valores”, disse o executivo. Além das cinco montadoras, a Hino — unidade de fabricação de caminhões da Honda e da Toyota —, possui 10% de participação na joint venture.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários