Comparação do Vale do Silício contra Toronto mostra que o Vale ainda é rei

Avatar

Por Luiz Gonzaga

25 de julho de 2017 às 14:36 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Uma das perguntas que mais recebo aqui no Vale é o porquê de o Vale do Silício ser o melhor polo de tecnológico do mundo, independente do setor em questão.

Como o Vale consegue ser melhor do que a iniciativa de diversas outras cidades no mundo?  

Para responder estas perguntas com uma análise mais tangível resolvi comparar o Vale com Toronto, que vem se esforçando para fazer parte do mundo das startups.

Acredito que a melhor forma de abordar o tema é explicando como o Vale funciona e depois lhe dando alguns números e dados que suportem o que estou falando. Existem 5 fatores que fazem do Vale do Silício o maior polo tecnológico do mundo:

Diversidade

Quando você tem pessoas de lugares diferentes, elas pensam diferentes e juntas conseguem criar algo transformador, disruptivo e escalável (global).

  1. Toronto – 20% da população é imigrante, nas outras cidades do Canada o número reduz mais ainda (http://canadaimmigrants.com/immigrants-in-toronto/)
  2. Silicon Valley – 60% da População é imigrante. Como resultado desta diversidade podemos citar alguns nomes famosos por aqui:
    Google – Sergey Brin (russo)
    Tesla & Space X – Elon Musk (sul-africano)
    Reddit – Alexis Ohaniam (família armênia)
    Amazon – Jeff Bezos (pai biológico dinamarquês, pai adotivo cubano)
    Yahoo – Jerry Yang (chinês)
    Ebay – Pierre Omidyar (francês de origem iraniana)
    Apple – Steve Jobs (o pai dele era sírio)

Polo Tecnológico

As novidades no Vale do Silício acontecem desde de os tempos mais primórdios, junto com a corrida do ouro em 1949, o empreendedor aqui tem acesso a Berkeley e Stanford para desenvolver suas pesquisas, estas faculdades estão entre as top 5 do mundo e recebem MUITO suporte do governo:

  1. O budget da UC Berkeley ultrapassa 10 bilhões de dólares e é maior do que o budget de muitos estados americanos.  Fora isso a universidade tem 22 nobel prizes (https://www.berkeley.edu/news/features/nobel/).
  2. Em Stanford por sua vez, somente o prédio de engenharia eletrônica tem 5 milhões de dólares para investir em projetos. Stanford tem 19 nobel prizes (http://news.stanford.edu/nobel/).
  3. A NASA é estabelecida aqui no Vale, boa parte do investimento da “corrida espacial” para a Lua foi feito aqui, o mesmo está acontecendo no caso da exploração de Marte.
  4. University of Toronto ocupa a posição número 32 no ranking mundial  (https://www.topuniversities.com/university-rankings-articles/qs-best-student-cities/toronto)  e não há informações sobre suporte do governo em pesquisas. A Universidade de Toronto tem 10 nobel prizes, metade de qualquer uma do Vale. Se somarmos todas as universidades do Vale a proporção ficará menor ainda. (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_University_of_Toronto_people)

Capital de Risco

Revendo brevemente a história do Vale do Silício temos os 8 traidores, que foram 8 funcionários que saíram da Shockley Semiconductor Laboratory para as quais trabalhavam para serem livres e empreender (essas pessoas acabaram fundando a Intel e a AMD, as duas maiores empresas de processadores do mundo).

Os traidores criaram e incentivaram o comportamento empreendedor por muitos anos aqui no Vale e foram importantes também por mostrar aos investidores que o capital de risco vale muito a pena, a mentalidade de investimento aqui no Vale do Silício é diferente de qualquer lugar do mundo, as pessoas GOSTAM e SABEM tomar risco em seus investimentos. Não é à toa que diversos banqueiros de Nova York se mudam para o Vale para empreender e entender a nova economia.

Startups em números: para ter o mesmo critério de comparação, utilizei a Angel List de ambas as cidades:

  1. Toronto:              4102  Toronto startups,              2514  Toronto angel investors              (https://angel.co/toronto)
  2. Silicon Valley:  30341  Silicon Valley startups, 18233  Silicon Valley angel investors     (https://angel.co/silicon-valley)

Ou seja, o Vale do Silício tem 7 vezes mais Startups e Investidores Anjo que Toronto.

Networking e Colaboração

Aqui é uma questão cultural bem forte do Vale do Silício, se você quiser participar de eventos durante a semana inteira, isso aqui é uma realidade e as pessoas gostam de fazer isso, de falarem sobre suas ideias e fazerem conexões das quais elas possam se beneficiar ou ajudar alguém, o Vale tem um espirito muito coletivo, onde você sempre vai conseguir marcar sua primeira reunião, ou um café com seu target. Por mais que o vale seja digital para o resto do mundo, dentro do vale as novidades acontecem de forma analógica, ou seja, as informações são trocadas durante uma cerveja, um café, um jantar, quando algo vira novidade na internet é porque está ultrapassado por aqui. Isso tudo é exponencializado pela gigantesca população tecnológica que aqui habita. Esta cultura você não encontra em outro lugar do mundo.

Levando em consideração tudo o que foi abordado fica difícil para outros lugares no mundo competir com o vale. Todas as empresas querem estar aqui e investir aqui devido a quantidade de oportunidades geradas diariamente e como todos sabem o dinheiro segue a oportunidade e não o contrário!

Um dos objetivos da StartSe é ajudar o Brasil a se tornar mais tecnológico e competitivo, se você quer saber mais sobre como se conectar com o Vale do Silício sem precisar ter um escritório nos EUA, fale com o time da StartSe no (35) 9.9834-3240, através de ligação ou WhatsApp ou mande uma mensagem neste link http://startse.com.br/atendimento. Nós temos uma novidade que vai lhe ajudar a ter sucesso!

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]