“O Vale do Silício é a NBA do empreendedorismo”

Por Da Redação
20 de fevereiro de 2017 às 14:52 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Recentemente estive na Visa, em São Paulo, conhecendo uma das empresas que mais estão apoiando empreendedores ao redor do mundo e conversei com Érico Fileno, head de inovação da companhia aqui no Brasil. Meu objetivo era entender um pouco mais do “Track”, programa para acelerar fintechs brasileiras aqui e no Vale do Silício.
Uma coisa me surpreendeu no Érico. Ele divide uma paixão comigo: basquete. Tenho um quadro do Michael Jordan (infelizmente, com o número 45 e não com o 23) na sala da minha casa. Érico já fez loucuras para poder assistir jogos. E ele deu uma das melhores definições possíveis para o Vale do Silício. “O Vale do Silício é a NBA do empreendedorismo mundial”, contou o executivo.
Afinal, é na NBA que estão os melhores talentos do basquete mundial: LeBron James, Kevin Durant, Russell Westbrook, James Harden, Stephen Curry, Kyrie Irving, Anthony Davis, Joel Embiid, entre tantos jogadores que são os melhores no que fazem (e que ontem jogaram o All-Star Game, onde os melhores talentos jogaram).
E no Vale do Silício estão as maiores empresas e startups focadas neste meio: Google, Apple, Facebook, Uber, Airbnb, além da própria Visa. Além disso, outras tantas empresas não sediadas lá possuem escritórios de inovação lá, incluindo aí até o McDonald’s.
Fora as grandes aceleradoras do mundo: Y Combinator, Plug ‘N’ Play, 500 Startups e a GSVLabs – que realiza o Track junto com a Visa. O lugar respira tanto empreendedorismo que estima-se que só São Francisco (uma cidade com 800 mil habitantes) tenha cerca de mais de 5.000 startups. “Ela é a melhor região, onde tudo acontece”, sintetiza Érico.
Quem tem uma fintech poderá conhecer de perto esta região através do Track. “De um modo geral, é ter a Visa como parceira. E o Track a ideia é plugar a startup no Vale do Silício”, diz, destacando que o programa deverá abrir portas para quem participar, não apenas com a Visa, mas com uma quantidade de investidores lá presentes.
Vão ser seis meses de programa: dois no Brasil preparando para ir ao Vale, um mês na GSV no Vale do Silício e mais três novamente aqui para digerir o que foi aprendido por lá. Além disso, a startup vai receber R$ 170 mil em benefícios, R$ 66 mil para custear sua estada e não precisa dar nenhum equity para a Visa. “Vamos dar um banho de loja na startup, passando o perfume. Vamos dar um fôlego para que a startup continue o crescimento dela”, completa.
Ou seja, é uma oportunidade única na vida, que pode ser aproveitada pelo empreendedor que se inscrever no programa até o dia 31 de março (e ser escolhido em uma das cinco vagas). “O Oscar (Schmidt) sofre até hoje por ter feito a escolha de não ter ido para a NBA, pois lá é o melhor lugar”, completa, lembrando que o melhor jogador de basquete do Brasil poderia ter jogado na NBA, mas optou por não ir e continuar defendendo a seleção brasileira.
Afinal, mantendo a analogia, buscar o conhecimento do Vale para o empreendedor é realmente como jogar na principal liga de basquete do mundo – onde tudo acontece e todo mundo está de olho. “É como o cara que joga basquete. O sonho dele é jogar na NBA. Não conheço ninguém que não tenha esse sonho”, termina o executivo.
Para conhecer mais a respeito do Track, clique aqui. Além disso, gostaria também de deixar o link para a Silicon Valley Learning Experience, uma oportunidade criada pelo StartSe no Vale do Silício para que você conheça e aprenda no melhor ambiente empreendedor que existe no mundo. Para conhecer esta oportunidade, é só clicar aqui.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários