Conheça os primeiros brasileiros aptos a desenvolverem carros autônomos
Por Lucas Bicudo
17 de janeiro de 2017 às 14:47 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Entrar no carro, apertar um botão e começar a viagem lendo um livro, trabalhando, relaxando – só você, sem motorista. Os carros autônomos chegaram para revolucionar a maneira como vivemos. Apostando nisso, a Udacity – considerada a Universidade do Vale do Silício – lançou um curso online para capacitação de profissionais da área. No curso, 500 alunos estão já aprendendo a desenvolver o carro – e temos quatro brasileiros na lista.
“A tecnologia está mudando o mercado de trabalho e o engenheiro de carro autônomo é uma profissão do futuro. Esses brasileiros estão na vanguarda da tecnologia e da robótica”, explica Carlos Souza, diretor-geral da Udacity para a América Latina.
Lucas de Oliveira é um desses profissionais e explica que muitas pessoas não compreendem o poder de mudança que a tecnologia está trazendo.
“Acho que todo esse movimento de inteligência artificial é inevitável. O interessante é que a gente sabe que está acontecendo e é legal ser parte disso, é legal estar na ponta, estar pesquisando. Carros autônomos são uma realidade”, afirma.
A chance de fazer com que tudo isso seja ainda mais real foi o motivo que impulsionou Hélio Perroni Filho a se candidatar.
“Eu já estou familiarizado com grande parte da ciência e tecnologia envolvidas (o tema da minha tese de doutorado foi navegação de robôs móveis usando visão artificial). O que me faltava era a prática com algumas ferramentas específicas. Fazer esse curso é uma possibilidade de eu sair do mundo acadêmico e ir para a indústria”, esclarece.
O Nanodegree (termo utilizado para os cursos da Udacity) de Engenheiro de Carros Autônomos foi desenvolvido em parceria com Mercedes Benz, McLaren, Otto e Nvidia. Além disso, os alunos terão como um dos instrutores Sebastian Thrun, uma das maiores autoridades em robótica do mundo. Ele é co-fundador do Google X e desenvolveu o carro autônomo do Google.
No curso, o aluno vai aprender as habilidades e técnicas utilizadas pelas equipes de carros autônomos com as empresas de tecnologia mais avançadas do mundo.
A segunda turma de Engenheiro de Carros Autônomos foi iniciada e é composta por outro brasileiro. Fernando Damásio sempre gostou dessa área e acredita que as empresas brasileiras não conseguem desenvolver a tecnologia internamente por falta de mão-de-obra. Esses cursos podem contribuir para essa demanda. “O que me interessou muito na Udacity foi a plataforma de fácil aprendizagem para assuntos extremamente complexos”, define.
Confira um vídeo (em inglês):
Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários