Conheça os primeiros brasileiros aptos a desenvolverem carros autônomos

Avatar

Por Lucas Bicudo

17 de janeiro de 2017 às 14:47 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Entrar no carro, apertar um botão e começar a viagem lendo um livro, trabalhando, relaxando – só você, sem motorista. Os carros autônomos chegaram para revolucionar a maneira como vivemos. Apostando nisso, a Udacity – considerada a Universidade do Vale do Silício – lançou um curso online para capacitação de profissionais da área. No curso, 500 alunos estão já aprendendo a desenvolver o carro – e temos quatro brasileiros na lista.

“A tecnologia está mudando o mercado de trabalho e o engenheiro de carro autônomo é uma profissão do futuro. Esses brasileiros estão na vanguarda da tecnologia e da robótica”, explica Carlos Souza, diretor-geral da Udacity para a América Latina.

Lucas de Oliveira é um desses profissionais e explica que muitas pessoas não compreendem o poder de mudança que a tecnologia está trazendo.

“Acho que todo esse movimento de inteligência artificial é inevitável. O interessante é que a gente sabe que está acontecendo e é legal ser parte disso, é legal estar na ponta, estar pesquisando. Carros autônomos são uma realidade”, afirma.

A chance de fazer com que tudo isso seja ainda mais real foi o motivo que impulsionou Hélio Perroni Filho a se candidatar.

“Eu já estou familiarizado com grande parte da ciência e tecnologia envolvidas (o tema da minha tese de doutorado foi navegação de robôs móveis usando visão artificial). O que me faltava era a prática com algumas ferramentas específicas. Fazer esse curso é uma possibilidade de eu sair do mundo acadêmico e ir para a indústria”, esclarece.

O Nanodegree (termo utilizado para os cursos da Udacity) de Engenheiro de Carros Autônomos foi desenvolvido em parceria com Mercedes Benz, McLaren, Otto e Nvidia. Além disso, os alunos terão como um dos instrutores Sebastian Thrun, uma das maiores autoridades em robótica do mundo. Ele é co-fundador do Google X e desenvolveu o carro autônomo do Google.

No curso, o aluno vai aprender as habilidades e técnicas utilizadas pelas equipes de carros autônomos com as empresas de tecnologia mais avançadas do mundo.

A segunda turma de Engenheiro de Carros Autônomos foi iniciada e é composta por outro brasileiro. Fernando Damásio sempre gostou dessa área e acredita que as empresas brasileiras não conseguem desenvolver a tecnologia internamente por falta de mão-de-obra. Esses cursos podem contribuir para essa demanda. “O que me interessou muito na Udacity foi a plataforma de fácil aprendizagem para assuntos extremamente complexos”, define.

Confira um vídeo (em inglês):

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]