Uber está compartilhando seus dados de graça para melhorar as cidades

Por Da Redação
9 de janeiro de 2017 às 09:50 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Uma notícia excelente: a Uber está dando de graça os seus dados para melhorar a vida das pessoas em grandes cidades. A empresa abriu tudo através do site Movement, que oferece os dados de tráfego da startup para o poder público poder montar cidades mais espertas.
É simples: a Uber produz uma tonelada de dados sobre o tráfego nas cidades e os planejadores podem usar esses dados (completamente anônimos) para realizar o planejamento para uma melhor urbanização. A ideia é melhorar o transporte nas grandes cidades, fazendo a rede de carros mais eficiente.
O site não está aberto ao grande público ainda, apenas para as organizações que aplicarem. Contudo, ao ser aberto para o público, abrirá uma infinidade de possibilidades de desenvolvimento de novas ideias e tecnologias, principalmente no promissor campo de IoT (Internet of Things, a Internet das Coisas). Para aproveitar esta oportunidade, o StartSe promove cursos como o Startup de A à Z e o Accelerator Day, em São Paulo.
Com esses dados, vai ser muito melhor planejar um novo viaduto, saber qual a velocidade média de uma via e o que funciona ou não. Isso vai se tornar padrão quando a internet das coisas se popularizar: dados inundarão nossa vida e tornarão cada pequeno aspecto da nossa vida melhor.
Contudo, algumas pessoas podem se sentir incomodadas com esse compartilhamento de dados – aqueles mais preocupados com a sua “privacidade”. Por isso, tudo é altamente agregado e transformado em dado anônimo. Desta forma, o poder público não saberá quem é que está fazendo corridas, ultrapassando o limite de velocidade, ou realizando outras infrações no código de trânsito.
É uma belíssima iniciativa que mais empresas deveriam tomar. A Tesla já havia feito similar ao abrir todas suas patentes com o intuito de popularizar o carro elétrico para um mundo melhor. E é um mundo melhor que (espero) tenhamos no final.
Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários