Startup usa realidade virtual para te ajudar a largar o cigarro de vez

Da Redação

Por Da Redação

31 de Maio de 2017 às 11:40 - Atualizado há 3 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Sua saúde será bombardeada por startups que vão melhorá-la nos próximos anos. Uma dessas startups vem direto do Vale do Silício: é a MindCotine, que usa realidade virtual para fazer você largar um hábito muito perigoso: fumar.

Nem as grandes empresas de tabaco acreditam que você vai fumar nos próximos anos – e trabalham para que você pare, inclusive. A MindCotine quer usar a realidade virtual para te ajudar a atingir o objetivo de largar o cigarro, usando uma combinação de práticas mentais, terapias psicológicas e engajamento de comunidade para acabar com o vício em nicotina.

É impressionante o que uma companhia de healthtech (entenda mais sobre o setor aqui) pode fazer quando adiciona a mentalidade do Vale do Silício. A companhia diz ter tido resultados concretos e consistentes em todos os testes que fez. Agora, começa a se preparar para atingir as massas com seu produto.

Para tal, ela começou uma campanha no Kickstarter para arrecadar cerca de US$ 18 mil para o projeto. O anúncio foi feito hoje, dia 31 de maio, que coincide com o Dia Mundial Sem Tabaco, organizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Há várias formas de colaborar e você pode levar o produto por um preço mais baixo que o de varejo.

Os criadores, argentinos aliás, acreditam que as necessidades de quem quer parar de fumar não estavam sendo atendidas e resolveu criar um novo produto para ajudar – um aplicativo de celular acoplado a um cardboard box. Isso aumenta a percepção de quem usa o produto a respeito do efeito do cigarro no próprio corpo.

Com isso, inicia-se um processo de biofeedback que permite os usuários terem mais controle sobre seus impulsos. Além disso, usuários podem entrar em realidade virtual quando quiserem para receberem uma terapia que simulará o efeito do cigarro em seu corpo – só que sem destruir seu pulmão – reduzindo o desconforto que existe em tirar o tabaco.

Há também uma comunidade, que funciona como uma espécie de “A.A” (Alcoólatras Anônimos) para fumantes: usuários podem debater sobre o processo de largar o cigarro. Atualmente, o fumo causa 6 milhões de mortes por ano e mais de US$ 1 trilhão em custos para sistemas de saúde ao redor do planeta.

Veja também: conheça o Healthtech Conference, evento exclusivo em São Paulo para falar das tendências tecnológicas no setor de saúde.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]