StartSe no SaaStr: o maior evento SaaS do Vale do Silício e do mundo

Avatar

Por Cristiano Wuerzius

7 de fevereiro de 2017 às 15:49 - Atualizado há 4 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

O SaaStr é o maior evento de SaaS (Software as a Service, ou computação na nuvem) do mundo! Está em sua terceira edição e ocorre anualmente em São Francisco, na Califórnia. Em minha opinião, não há no mundo tech concentração de ideias tão boas quanto as que são compartilhadas aqui nestes 3 dias. Ano passado foi espetacular (documentei o que consegui neste relato) e espero que em 2017 consigam manter a qualidade característica, já que houve um aumento considerável do número de participantes (foi de 3 mil pessoas ano passado para mais de 10 mil este ano).

Geralmente, eventos que crescem muito tendem a ficar muito “protocolares” e os palestrantes têm menos propensão a abrir o guarda-roupa e mostrar a sujeira. Além disso, forçados a falar para a maioria, o nível das conversas tende a cair muito. Costumo dizer que é um saco quando você está do lado errado do Pareto! O palestrante está falando para os 80% da platéia e você, dentro dos 20%, fica bocejando com as trivialidades. Não acredito (espero) que será o caso aqui.

Onde e quem?

O evento este ano ocorrerá no Bill Graham Civic Auditorium, em San Francisco, e vai do dia 7 ao dia 9 de fevereiro. Este é o site oficial do evento.

Dentre os palestrantes, estarão Dharmesh Shah (Hubspot), Aaron Ross (autor do  Predictable Revenue – fiz um resumo do último livro dele aqui) , entre outros hotshots. Eu tendo a gostar mais dos palestrantes de empresas menores, que estão no front, sujando as mãos e fazendo acontecer. Além desses, tem três figuras que admiro muito pela precisão técnica de seus conteúdos e o quanto contribuíram organizando informações dos mundos SaaS, vendas e Venture Capital. São eles David Skok (que escreveu o post que é a maior referência de métricas SaaS que conheço, link aqui), Mark Roberge (um engenheiro que transformou o processo de vendas da Hubspot em algo replicável, mais científico, e também escreveu um livro que é das maiores referências para vendas, link aqui) e Tom Tunguz (que educa muito o mundo de investimentos e escreve sobre o assunto, sempre data-driven, baseado em métricas).

Por que eu deveria me importar com SaaS?

Porque tudo que se produz de software atualmente está vindo para a nuvem, saindo de um sistema de venda de licenças, para um sistema de assinatura. Isso muda completamente as regras do jogo. O cliente, que antes deixava um bolo grande de dinheiro no momento da venda, agora deixa pequenas quantias ano após ano – e se ele não estiver satisfeito, leva seu dinheiro para outro lugar. Trata-se de uma alteração na dinâmica das relações entre fornecedor e cliente. Eu tenho um palpite que, em breve, todos tipos de negócios irão parecer muito com o modelo SaaS.

Brasileiros

A participação de brasileiros no evento esse ano será brutal. Em 2016 creio que não havia mais de 20 empreendedores brazucas. Este ano, pelo que venho conversando com colegas do meio, não me surpreenderá se chegarmos a uma centena. E será um ótimo momento, agora que o StartSe concretizou sua base física no Vale do Silício e está fincando a bandeira de base de apoio oficial para empreendedores brasileiros por aqui.

Os relatos serão postados diariamente, mas se quiser receber em primeira mão os posts direto do forno em sua caixa de e-mail, preencha este formulário. Eu sei, é chato, mas vale a pena se não quiser perder. 🙂

Alguma palestra que você gostaria que eu assistisse? Algum assunto sobre o qual quer que eu escreva? Coloque aqui embaixo nos comentários. E sim, o título “StartSe no SaaStr” é terrível, quase não podia ser pior sopa de letrinhas.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]