A revolução tecnológica do mercado fashion
Por Nathalia Medici
7 de março de 2017 às 14:40 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A semana que passou foi diferente no Vale do Silício. Todos sabem que San Francisco fomenta tecnologia e inovação. E por que não juntar todo esse know-how com o mundo da moda? Pois é, foi o que aconteceu durante a 5ª edição da TECH Fashion Week, evento anual para discutir as tendências tecnológicas aplicadas ao setor.
Como e quanto a tecnologia vai influenciar o mundo da moda? Esse foi um dos principais assuntos do evento. Por exemplo, o varejo americano gasta 2 bilhões de dólares por ano com devoluções, sendo a maioria causada por erros de tamanho. Para reduzir esse custo, a indústria já trabalha formas de escanear remotamente o corpo dos compradores e definir com maior precisão o tamanho certo de calçados e roupas.
A Realidade Aumentada foi outro tema bastante discutido. Ela já é muito usada na indústria de cosméticos e maquiagem. No aplicativo da Sephora, dá para testar batons, sílios, sombras e deliniadores no próprio rosto do usuário.
Mas nenhuma tecnologia foi tão comentada quanto a Realidade Virtual. Isso mudará completamente a nossa experiência de compra nos próximos anos. Nicole Mason, diretora de marketing digital da Macy’s, mostrou o Buy+ do Alibaba, o primeiro shopping do mundo 100% em realidade virtual. Nele, o usuário entra virtualmente numa loja da Macy’s e pode comprar à vontade. O varejo não só trabalha nessa direção, como já começa a personalizar as experiências.
Fred Davis, fundador da revista Wired e atuante no mercado de Realidade Virtual a 25 anos, comentou que para designers, uma das maiores transformações será na forma de mostrar os seus trabalhos. A experiência real será 100% virtual. Artesãos, ateliês, estilistas e todos que de alguma maneira criam ou vendem acessórios e roupas poderão demonstrar suas peças virtualmente.
Alexa e Google Home começarão a estar integrados com nossas decisões de compra de roupas, calçados e makeups. Com base no seu histórico, esses devices podrão sugerir modelos na medida em que eles tornam-se disponíveis nas lojas.
O público foi predominantemente dominado pelos italianos que moram no Vale do Silício e estão construindo a próxima geração dessa indústria. Ficou claro que a tecnologia, da mesma forma como impacta outros segmentos da economia, vai transformar esse também.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários