Pressionado, Walmart está abrindo uma incubadora de startups no Vale

Da Redação

Por Da Redação

21 de março de 2017 às 17:32 - Atualizado há 4 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

O Walmart está interessado em inovação corporativa, tanto que está abrindo uma incubadora de startups no Vale do Silício. A gigante do varejo americano está pressionada há anos pelo crescimento da Amazon.com, e está se movimentando para evitar um cenário catastrófico para a empresa.

A empresa anunciou a criação do Store No 8, um ambiente de inovação “livre” da interferência dos executivos de Bentonville (cidade onde fica a sede do Walmart) e das pressões de curto prazo que os investidores na empresa produzem. A ideia é que esse local seja o responsável por desenvolver as novidades para a empresa nos próximos cinco e dez anos.

A Store No 8 vai concentrar as startups compradas pelo Walmart nos últimos anos, sob a liderança de Marc Lore, executivo que teve sua startup, a Jet.com, comprada pela gigante do varejo por US$ 3 bilhões. Distante assim, as startups podem “não pensar apenas no hoje, e sim pensar maior. Tem uma cerca na organização, então as startups podem se movimentar rápido”, afirmou o executivo.

A companhia comprou vários varejistas onlines nos últimos tempos, como ModCloth, ShoeBuy e Moosejaw. A empresa está ganhando fôlego no online, com crescimento de vendas de quase 30% nos últimos feriados.

Contudo, ainda está muito atrás da Amazon e de outras incumbentes mais “naturais” no mundo digital. “Walmart correndo para se manter competitivo perante a Amazon, enquanto a Target está criando um programa de aceleração. Nos EUA estes players não tem escolha. Aqui no Brasil ainda temos a impressão que é possível esperar… só a impressão”, destaca Pedro Waengertner, CEO da ACE, uma das principais aceleradoras da América Latina e muito ligada ao mundo de corporate venturing.

É evidente, mundialmente, que grandes corporações estão sendo atacadas por startups e precisam de se mexer para não serem destruídas. Sua empresa pode ter esse tipo de destino, se ignorar o que está acontecendo e esperar demais. Recomendamos o nosso e-book “Como inovar em corporações”, para que você aprenda a evitar o que já matou diversas empresas que não acordaram antes.

Um dos pontos importantes é manter as startups longe do ambiente burocrático da empresa. “ Mais importante que estabelecer presença no Vale do Silício, as grandes empresas precisam isolar seus ambientes de inovação do ambiente tradicional da companhia, próxima do talento e dos parceiros que importam. Muitas vezes a resposta não está no Vale”, completa Waengertner.

A intenção do Walmart é permitir que as startups compradas ajam como startups, então a distância será extremamente positiva. Isso é extremamente importante. A Store No 8 vai incubar, investir e trabalhar com startups e investidores para desenvolver questões como robôs, realidade virtual e aumentada, machine learning e inteligência artificial.

A Store No 8 é uma homenagem ao conceito de Sam Walton de “uma loja experimental” que possa testar novos conceitos. Lá, os executivos da Walmart só irão muito raramente, para garantir que os empreendedores estão desenvolvendo questões práticas, não “tortas no céu”.

Tudo isso para aproveitar a maravilhosa mentalidade do Vale do Silício. Para conhecer essa mentalidade, temos duas iniciativas. O primeiro é o Silicon Valley Conference, um evento que promete transformar São Paulo no Vale por um dia e o Silicon Valley Learning Experience, uma visita aos principais locais do Vale para falar com alguns dos grandes nomes da região.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!