Perdoe o sensacionalismo: Google fez o lançamento que vai mudar sua vida

Por Da Redação
19 de dezembro de 2016 às 14:57 - Atualizado há 4 anos
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Vou começar essa matéria pedindo desculpas pelo sensacionalismo do título. Eu preciso, mas poucos assuntos são tão revolucionários e me deixam tão empolgados para escrever quanto a Internet das Coisas.
Afinal, a Internet das Coisas é um mercado que, nas previsões mais conservadoras, vai movimentar um valor de R$ 7 trilhões. Em previsões consideradas ainda conservadoras, R$ 12 trilhões até 2020. Uma nova economia americana surgindo no mundo até 2020. É absurdo de grande.
E o Google aparentemente também dispõe do mesmo entusiasmo que eu. Como toda tecnologia iniciante, a Internet das Coisas necessita de uma série de padronizações. E foi isso que lançaram na semana passada: o Android Things, a nova plataforma IoT, com diversas APIs para serem usadas.
Esse é o Android para IoT, com ferramentas para construir software e hardware inteligente para o setor. Essa é a resposta para o HomeKit, da Apple, que também é uma iniciativa neste sentido. E é uma evolução do Brillo, uma iniciativa do Google anterior neste mundo.
O Google fez grandes parcerias com fabricantes de hardware, como Intel Edison, NXP Pico e Raspberry Pi 3. E montou um belo sistema operacional para fazer todos esses equipamentos conversarem em segurança entre si e com a assistente do Google.
É importante notar que o Google já teve outras tentativas neste mercado, como o Android@Home de 2011, que fracassaram. Só que, desta vez, a companhia está focando toda a sua energia em um padrão apenas.
Seja como for, fica evidente que a Internet das Coisas é uma das tecnologias mais queridinhas para o futuro próximo. Debatemos ela como uma das principais no Conexão Vale do Silício, nosso programa de tecnologia, inovação e empreendedorismo quinzenal aqui no StartSe. Confira!
Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Comentários