Inteligência artificial consegue construir nova inteligência artificial

Por Da Redação
19 de janeiro de 2017 às 16:13 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Uma discussão atual é de que robôs vão tomar diversos empregos de humanos, como motoristas, vendedores e outros diversos trabalhos repetitivos. Até agora, pouco se falava de trabalhos “intelectuais”, como a programação das próprias máquinas. Agora, uma máquina acaba de conseguir fazer uma proeza ainda maior: programar outra máquina de inteligência artificial.
Em um experimento, pesquisadores do Google fizeram um software projetar um sistema de machine-learning para fazer um teste que é, habitualmente, usado para avaliar softwares que processam linguagem. E essa máquina conseguiu produzir resultados melhores do que software projetado por humanos.
Outros grupos também estavam estudando softwares aprendendo a construir softwares, como a OpenAI, MIT, Universidade da Califórnia, Berkley e a DeepMind. Desenvolver inteligências artificiais que se produzem sozinhas deve acelerar (e muito) o desenvolvimento de machine-learning na economia – já que são poucos especialistas neste campo.
Na conferência AI Frontiers, realizada na Califórnia, Jeff Dean, o líder do Google Brain, destacou que o machine learning automatizado é um dos campos de pesquisa mais promissores. “Atualmente o jeito que você resolve problemas é ter muito expertise, dados e poder de computação. Podemos eliminar a necessidade para expertise de machine-learning?”, destaca.
Os pesquisadores criaram sistemas de aprendizados que conseguem generalizar, pegando novas funções com pouco treinamento. Isso poderá também acelerar a utilização da Inteligência Artificial no mercado.
A grande discussão, porém, é qual o efeito da inteligência artificial no mercado de trabalho. Milhares de pessoas perderão o emprego por conta da tecnologia – mas é necessário que isto ocorra para que a humanidade continue avançando. Discutimos o efeito disso no Conexão Vale do Silício, nosso programa quinzenal de tecnologia, empreendedorismo e inovação.
Há um medo muito grande de que Inteligências Artificiais sejam o “fim da humanidade” – Elon Musk já comparou o desenvolvimento delas com “invocar o demônio”. Contudo, o bom desenvolvimento de inteligências artificiais, com ética e responsabilidade, é extremamente necessário para evitar um “apocalipse robótico” em um futuro próximo, parecido com Exterminador do Futuro e Matrix.
Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários