Hyperloop: o transporte terrestre que faria a viagem entre Rio e SP durar menos de 30 minutos

O Hyperloop é um transporte de alta velocidade que em 2025 fará a viagem de 600 km entre Los Angeles e São Francisco em 35 minutos.

Avatar

Por Maurício Benvenutti

21 de março de 2016 às 04:50 - Atualizado há 4 anos

No início de março, o StartSe participou do LAUNCH Festival, um dos maiores eventos de startups do mundo. Em 3 dias, 15.000 participantes e 250 palestrantes se reúniram em São Francisco, no Vale do Silício, para discutir como será a próxima geração de empresas bem-sucedidas.

Um dos segmentos que oferece enorme diversidade de oportunindades é o de transportes. A mobilidade urbana é um problema mundial que desperta imenso interesse e inúmeras possibilidades: Zipcar tornou conveniente o aluguel de carros nas grandes cidades, Getaround permite que você alugue o seu veículo enquanto ele está parado, Uber e Lyft revolucionaram o transporte de curtas distâncias, Bla Bla Car conecta pessoas que precisam viajar de uma cidade para outra com motoristas que possuem assentos vazios, além de várias outras startups que já desenvolveram soluções focados nesse setor.

Uma das palestras mais surpreendentes do LAUNCH Festival foi feita por Shervin Pishevar e Brogan BamBrogan, co-fundadores do Hyperloop, um sistema de transporte de alta velocidade formado por tubos de baixa pressão por onde circulam capsulas pressurizadas a 1.200 km/h.

O projeto foi idealizado por Elon Musk, co-fundador da SpaceX (que visa reduzir o custo das viagens espaciais e permitir a colonização de Marte), Tesla, PayPal e outras empresas. A viagem de 600 km entre Los Angeles e São Francisco será feita em 35 minutos do centro de uma cidade à outra, permitindo inclusive embarcar automóveis.

É como fazer o trecho entre Rio e São Paulo em menos de 30 minutos! Você embarcaria com o seu carro na Faria Lima e desembarcaria 30 minutos depois em Ipanema! A previsão é que em meados de 2025 o trecho entre Los Angeles e São Francisco já esteja operando.

Cada capsula deve acomodar de 6 a 8 pessoas ou 1 automóvel, com partidas a cada 30 segundos e bilhetes custando menos de 30 dólares por trecho.

A tecnologia do Hyperloop é aberta (open-source), o que incentiva outras pessoas do mundo inteiro a dar ideias e desenvolver ainda mais o projeto. Durante a palestra, foram mostradas imagens do deserto de Nevada onde o Hyperloop testa a sua tecnologia.

Na visão dos palestrantes, haverá uma enorme mudança nos transportes de curtas e médias distâncias nas próximas décadas. Para eles, as pessoas continuarão usando as companhias aéreas para viagens continentais, mas outros meios serão escolhidos para curtas e médias distâncias por serem mais baratos e eficientes.