Carros autônomos possuem aliado para se tornarem realidade: governo Obama

Por Da Redação
20 de setembro de 2016 às 15:57 - Atualizado há 4 anos
100% online e gratuito
De 23 a 25 de Fevereiro, das 17hs às 20hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O governo americano tem pressa para aprovar uma regulação moderna que permita que ele mesmo saia da frente na questão dos carros autônomos. E com isso, a ideia é que os carros estejam nas ruas assim que a tecnologia estiver disponível – o que, acredita-se, salvaria milhares de vidas.
Isso ocorre após o lançamento de um documento de 116 páginas com a nova política regulatória para o setor no país, nesta terça-feira. “Veículos autônomos possuem o potencial de salvar milhares de vidas, sendo o maior aumento na segurança das estradas que este país já teve”, afirmou Anthony Foxx, secretário de transportes do país.
O atual presidente do país, Barack Obama também partilha desse otimismo e também quer ver os carros autônomos na rua o quanto antes. “Estamos determinados a ajudar o setor privado a acertar essa tecnologia deste o começo dela”, destacou em um artigo em jornal.
A expectativa é que essas regras sejam flexíveis e mudem conforme novos avanços tecnológicos sejam realizados, além da captação do interesse geral do público. No momento, os carros são testados em estados diferentes (do Google na Califórnia e da Uber na Pensilvânia, por exemplo) e regras diferentes estão se aplicando para cada um deles. Agora, centraliza-se.
Gary Shapiro, presidente da Associação para Tecnologia de Consumo, destacou que as regras são muito bem-vindas. “Elas deverão derrubar leis que inibem a inovação ou fazem tecnologias avançadas ficarem inacessíveis para a maior parte dos consumidores”, afirma.
Contudo, o governo deverá continuar de olho para impedir que acidentes como o ocorrido com a Tesla prejudiquem a tecnologia. “A forma mais rápida para pressionar os freios na inovação é fazer o público perder confiança na segurança de novas tecnologias. Governo e indústria precisam ter responsabilidade e impedir isso de acontecer”, completa Obama.
100% online e gratuito
De 23 a 25 de Fevereiro, das 17hs às 20hs

Comentários