Google pode construir sua própria “cidade” dentro do Vale do Silício

Avatar

Por Lucas Bicudo

22 de junho de 2017 às 18:20 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O Google tem feito grande desenvolvimento no centro de San Jose. Ontem a Câmara Municipal concordou em negociar uma venda de 16 lotes de terra pertencente à cidade. O acordo foi fortemente apoiado pelo prefeito e vice-prefeito, mas os moradores da cidade hesitaram um pouco.

O plano, que é separado do campus de Mountain View, é transformar a área da Diridon Station em um hub de trânsito maciço, completo com uma vila do Google e potencialmente 20 mil empregos a mais. Se o projeto receber aprovação total, a companhia construirá entre 6-8 milhões de pés quadrados de espaço de escritório e até 3 mil unidades de alojamento. A cidade, que já possui os trens da Amtrak e Caltrain, também tem planos para uma linha ferroviária de alta velocidade e trens BART, uma espécie de metrô do Vale do Silício.

O Google e seus parceiros estão comprando imóveis em toda a área por meses. Dois grupos de investidores imobiliários associados já derrubaram US$ 130 milhões em imóveis na área.

Embora este projeto não aborda o problema de moradia acessível criado por empresas de tecnologia na Bay Area, o transporte público expandido poderia conectar o Vale do Silício a locais com habitação mais barata. Mas os moradores de San Jose querem garantir que o acordo com o Google não os desloca e aclamou ao Conselho Municipal e ao prefeito que garantam que o projeto venha com salvaguardas contra essa possibilidade.

Você conhece a região? Montamos o e-book: “Conheça o Vale do Silício“, para te ajudar a entender como as coisas funcionam em um dos maiores centros de inovação do mundo.

O projeto está atualmente no estágio de compra de terras e ainda não foram aprovados planos de desenvolvimento. Mas o Google está perseguindo esse empreendimento com força total e parece que os órgãos de governo de San José estão por trás deles.

(via Engadget)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]