Google lança incubadora para funcionários criarem suas startups sem sair da empresa
Por Maurício Benvenutti
11 de Maio de 2016 às 06:44 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Além de já oferecer todos os tipos de regalias aos seus colaboradores, como alimentação à vontade, massagem, academia e várias atividades cools, o Google acaba de lançar uma incubadora para permitir que os seus funcionários mais empreendedores persigam seus sonhos sem sair da empresa.
O espaço ajuda a evitar a fuga de talentos. Ao longo dos anos, muitos funcionários do Google saíram para criar suas próprias startups. Agora, o colaborador pode trabalhar na sua ideia dentro da empresa. Basta apresentar o projeto para a incubadora. Se aprovado, ele pode trabalhar em tempo integral para desenvolvê-lo e também há possibilidade de ser financiado pelo próprio Google (Google Capital e Google Ventures são os braços financeiros da operação).
Apelidado de “Área 120”, o nome foi uma referência ao famoso slogan dos 20% criado pelos fundadores do Google, que estimula os funcionários a gastarem 20% do seu tempo trabalhando em qualquer coisa que pode trazer benefícios para a empresa.
O Google não é a primeira organização a fazer isso. AT&T, Samsung, Nike e Shell lançaram programas semelhantes. Como grandes corporações buscam tornar suas operações mais empreendedoras e inovadoras, criar uma incubadora é um bom meio para fazer isso. Elas esperam que esse tipo de iniciativa desenvolva novas tecnologias e negócios para se tornarem sócias ou até mesmo comprarem. E os funcionários (fundadores) podem aproveitar a vantagem da marca e de toda sua estrutura global de conexões.
Em 2015, o investimento em startups realizado por corporate venture atingiu o maior nível em 15 anos nos EUA. Foram US$ 7,5 bilhões em 905 negócios. Isso representou 13% do total investido em startups e 21% do total de negócios do ano passado.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários