Google abre nova Nova empresa para mobilidade urbana: Waymo

O primeiro produto da Waymo não vai ser a revolução que, uma vez, havia sido prometido. Ela não vai produzir, agora, o carro autônomo prometido pelo Google

Avatar

Por Da Redação

14 de dezembro de 2016 às 10:56 - Atualizado há 3 anos

O Google está separando sua unidade de carros autônomos e mobilidade chamado Waymo. Essa é a prova máxima de que o Google quer se transformar em um player grande no mercado de mobilidade urbana e de automóveis.

Waymo significa “Way forward in mobility”, algo como “O caminho para frente na mobilidade”, com a missão de se transformar uma maneira segura e fácil para movimentar as pessoas dentro da cidade. É uma visão de futuro muito agressiva. “Estamos perto dessa missão, estamos quase prontos. E queremos dizer isso para o mundo”, destaca John Krafcik, CEO da nova empresa.

Ontem, esperava-se que o Google acabasse com seu projeto de construir seu próprio carro autônomo. É uma meia verdade. O primeiro produto da Waymo não vai ser a revolução que, uma vez, havia sido prometido. Ela não vai produzir, agora, o carro autônomo prometido pelo Google.

O primeiro carro da companhia deve ser produzido por alguma montadora e vai ter aquilo que o Google havia prometido tirar: volante e pedais. O carro vai ser primariamente controlado por humanos e a autonomia vai ser apenas uma feature.

Isso foi necessário pelo avanço do mercado, principalmente da Tesla e Uber, que lançou o carro autônomo em São Francisco hoje. A Waymo não se define como uma companhia de carros. “Somos uma companhia de tecnologia de autonomia. Estamos deixando claro que não somos uma montadora. Não estamos no negócio de montar carros melhores, estamos no negócio de fazer motoristas melhores”, destaca Krafcik.

A primeira parceria da Waymo é com a Fiat, que já está incorporando essa tecnologia em alguns carros. Contudo, não fica claro se esses carros estarão disponíveis no mercado em breve, ou não. Contudo, parece que a Alphabet, a controladora de Google e Waymo, está com apetite para mudar a humanidade.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]