Ford entra na briga e carro autônomo do Google não está mais sozinho

Avatar

Por Maurício Benvenutti

16 de dezembro de 2015 às 09:24 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Os carros autônomos da Ford podem em breve se juntar aos da Google pelas ruas do Vale do Silício.

A montadora americana anunciou na terça-feira, dia 15 de dezembro, que aderiu oficialmente ao programa de testes de veículos autônomos da Califórnia. Esse programa permite que empresas testem carros autônomos pelas ruas das cidades do estado, desde que cumpram determinadas condições.

A Ford planeja começar a testar o seu Fusion Hybrid autônomo no próximo ano. Ela é agora uma das 11 empresas que possuem essa autorização do governo californiano, juntamente com Google, Mercedes Benz, BMW, Tesla, Honda, entre outras.

A tecnologia de veículos autônomos é um dos principais focos do novo laboratório de pesquisas da Ford em Palo Alto. Esse laboratório tem hoje mais de 100 profissionais, sendo que 80% deles foram contratados do setor de tecnologia, enquanto os 20% restantes são funcionários da Ford remanejados da China, Alemanha, Austrália e outras cidades americanas.

Desde o ano passado, o laboratório tem trabalhado em um ambiente de realidade virtual que simula as interações entre os carros autônomos e os pedestres; sensores e câmeras dão ao veículo autônomo uma visão de 360 graus completa de seus arredores com a capacidade de detectar e rastrear pedestres, semáforos, sinais de trânsito, obstáculos, além de outros carros.