Ford e Automatic estão construindo uma plataforma pra cidades inteligentes

Por Tainá Freitas
12 de janeiro de 2018 às 14:30 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
As “smart cities” – cidades inteligentes – estão cada vez mais perto de se tornarem realidade. Isso porque a Ford e a Automatic, empresa do Vale do Silício, anunciaram que construirão juntas uma plataforma aberta na qual cidades poderão construir e integrar sua infraestrutura de comunicação. A plataforma será chamada de “Transportation Mobility Cloud” e conectará desde luzes de trânsito a vagas de estacionamento.
A plataforma tornará possível conectar todos os serviços de transporte inteligentes, unindo-os em uma só linguagem e coordenando-os em tempo real. Na prática, a plataforma terá informações desde carros pessoais, redes de compartilhamento de bicicletas ao transporte público através de ônibus, trens e outros.
A “Transportation Mobility Cloud” determinará rotas e enviará alertas de avarias e interrupções de serviços, por exemplo. Com a informação arrecadada, novas aplicações e serviços poderão ser construídas. Mas, além de ser uma fonte de informação, a plataforma coletará e analisar dados, sendo possível realizar até mesmo o processamento de pagamentos.
A Ford pensa na plataforma como uma “caixa de legos”, na qual peças podem ser retiradas rapidamente e reatribuidas para melhor servirem aos residentes da cidade. A plataforma será flexível o suficiente para trabalhar com todos os players da cidade e mudar de acordo com as especificações de cada cidade.
Entre os possíveis uso da plataforma, a Ford sugere rotas para veículos autônomos separadas das ocupadas por motoristas humanos em momentos de tráfico intenso, além de redirecionar os carros para reduzir o congestionamento.
E, quando a Ford afirma que deseja que a plataforma seja compatível com todos, ela fala realmente. A empresa permitirá que seus concorrentes fabricantes de automóveis entrem na plataforma, além de outros operadores de trânsito.
A expectativa da empresa é que a plataforma seja altamente adotada, ao ponto de que a “plataforma para cidades inteligentes” seja a com maior quantidade de veículos conectados até o final de 2019.
As “cidades conectadas” são uma promessa trazidas pela Nova Economia, onde todos os serviços estarão integrados. Já pensou sair de casa de carro e saber exatamente onde estacionar antes mesmo de chegar ao local? Esse é o tipo de realidade possível trazida por essa nova tecnologia. Para saber como a nova tecnologia impactará em nossas vidas ainda em 2018, participe do evento que preparamos pra você: A Revolução da Nova Economia.
(Via TechCrunch)
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários