Experimento do Google é um sucesso e a empresa tem novo adversário: a Uber

Por Da Redação
31 de agosto de 2016 às 11:25 - Atualizado há 4 anos
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Em maio, o Google iniciou um teste em São Francisco com seus funcionários e de companhias selecionadas permitindo que usassem o Waze para encontrar caronas e dividir o preço de suas viagens ao trabalho. Isso foi um sucesso tão grande que a companhia está expandindo o programa para todos que moram em São Francisco.
E se isso novamente for um sucesso, para o mundo inteiro – tornando-se um grande concorrente de uma das startups mais valiosas do mundo: a Uber. Talvez por conta disso, o executivo da Alphabet (a holding que controla o Google) que participava do conselho da Uber, David Drummond, tenha renunciado à sua cadeira recentemente.
Isso funcionaria mais como um serviço para juntar duas pessoas indo para o mesmo lugar do que para permitir que pessoas usem esse serviço profissionalmente. Os preços deverão ser muito, muito baixos, apenas uma divisão justa de custos para quem dirige e quem está tomando a carona. O Google comprou a startup Waze em 2013 e começou a usar os dados coletados também no Google Maps – com a redundância, estimava-se que o Waze passaria a servir para outra coisa.
O projeto piloto era limitado a 25.000 funcionários de grandes empresas de tecnologia da região. E embora a abordagem das duas empresas seja diferente, o objetivo é o mesmo: carros autônomos. O Google planeja montar um serviço para que seus carros autônomos peguem as pessoas.
E aí sim é guerra declarada entre Google e a Uber. Ambas companhias tinham grande proximidade: a Uber chegou a receber um investimento de US$ 250 milhões diretamente do Google e Drummond sentava no conselho da companhia. A relação, porém, mudou recentemente e a Uber tem tentado se distanciar de vários produtos do Google, como o próprio Google Maps.
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Comentários