Dia de explorar e sentir a cultura empreendedora do Vale do Silício

Avatar

Por Paula Ponzi

29 de junho de 2017 às 08:31 - Atualizado há 3 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

O terceiro dia da Learning Experience começou com uma caminhada pelo Campus de Stanford. No passeio, o grupo pode conhecer a interessante história dessa universidade que se destaca sobretudo por incentivar que seus alunos sejam empreendedores. Todo ano, são investidos U$5 milhões para financiar projetos dos alunos. Não foi à toa que nesse ambiente foram criadas as empresas mais inovadoras das últimas décadas como Google, HP, Nike, Sun Microsystems, Yahoo e tantas outras, cujo o valor de mercado somado chega a bater 10% do PIB mundial.

A poucos quilômetros de distância, no Research Park da NASA, o grupo chega à Singularity University, comunidade global que usa tecnologias exponencias para enfrentar os maiores desafios do mundo. Em poucos minutos de palestra, Aaron Frank derruba todas as barreiras que separam ficção científica (ao estilo Matrix) da realidade. Ele explica que os algoritmos de inteligência artificial estão permitindo que computadores tomem decisões surpreendentes e inexplicáveis até mesmo para os seus programadores. Isso representa uma mudança de paradigma de mais de 500 anos, tanto na ciência quanto nas relações humanas.

Embora essa realidade pareça ainda distante do dia a dia do cidadão comum, a teoria desenvolvida por Gordon More, em 1965, sustenta que o mundo vem, a cada dois anos, dobrando a capacidade de processamento de dados. Ou seja, a velocidade do processo de evolução da ciência e da tecnologia será cada vez mais rápida e intensa e isso impulsionará verdadeiras revoluções no estilo de vida, que apesar de próximas, as projeções lineares da mente não podem ainda mensurar.

Um tour pelas ruas de Palo Alto, no entanto, dá uma pequena amostra desse mundo. Em uma hora de caminhada, é possível visitar a primeira loja física sem atendimento presencial do mundo, experimentar os produtos mais recentes de tecnologia IoT como óculos de realidade virtual, drones e skates elétricos. Além de dar uma passada na HP Garage, considera o berço do Vale do Silício.

Quer participar da próxima turma da Learning Experience em dezembro deste ano? Acesse o site do programa e saiba como se inscrever.