Carro autônomo da Uber passa farol vermelho e governo manda parar serviço

Por Da Redação
15 de dezembro de 2016 às 11:08 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Apenas um dia depois de lançar o serviço de carro autônomo na região do Vale do Silício, a Uber já foi ordenada a parar com ele, por parte do governo da Califórnia. Faltaria uma licença primordial para realização destes testes.
A Uber declarou que não tinha interesse nenhum em perseguir essa licença, a mesma que Google e Tesla possuem, pois o carro teria um motorista humano habilitado o tempo todo. Contudo, este não é o entendimento da autoridade de trânsito californiana, que julga que todos que realizem testes necessitam de tal licença.
O problema maior para a Uber, talvez, seja o fato de que um carro autônomo da empresa tenha ultrapassado um farol vermelho já nesta quarta-feira. Parece pouca coisa, mas não é: em teoria, nenhum carro autônomo poderia realizar uma manobra perigosa como esta.
A Uber se desculpou pelo incidente e disse que a segurança vem em primeiro lugar. Disse que investigaria o incidente, mas que provavelmente isso é um “erro humano”, já que há um motorista em todos os carros – e que, impaciente, pode ter resolvido passar no farol vermelho.
Vendo o vídeo do incidente, eu não achei que o carro ultrapassou o farol vermelho com um “comportamento humano” (isto é, todas as vezes que eu vi alguém ultrapassar o farol vermelho, ele não estava mantendo a velocidade, e sim acelerando). Você pode tirar suas próprias conclusões no final da matéria, onde há o vídeo.
Fato é que esse ocorrido chamou a atenção e fez com que o governo californiano pedisse a retirada dos carros autônomos da Uber, um dia depois do lançamento.
Desobediência
O mais interessante é que a Uber voltou a agir como nos seus primeiros dias. Ou seja, ela provavelmente vai ignorar as ordens para parar pelo tempo que puder – até que uma legislação mais pesada aderece a questão.
“A Uber faz uma inovação, reguladores não entendem de início, mas tudo se resolve depois”, explica Bradley Tusk, advisor da companhia. Ou seja, quer fazer vista grossa para a regulação e fazer as coisas do jeito dela.
O importante é continuar desenvolvendo essa tecnologia, que revolucionará a humanidade. Esse assunto é recorrente no Conexão Vale do Silício, nosso programa quinzenal aqui no StartSe para tratar de inovação. Não perca o próximo!
Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários