Briga de gigantes: Waymo pede US$ 2,6 bilhões de indenização do Uber

Waymo quer 2,5 bilhões de dólares por suposto roubo de dados por parte da Uber

Avatar

Por Elena Costa

21 de setembro de 2017 às 14:39 - Atualizado há 2 anos

Em fevereiro deste ano, um e-mail colocou o Uber e a Waymo, empresa da Alphabet, dona do Google, na justiça por roubo de informações. Anthony Levandowski, um dos engenheiros responsáveis pelo Lidar na Google, seis meses antes de pedir demissão do cargo baixou em seu notebook 9 segredos com dados altamente sensíveis relacionadas ao projeto do carro autônomo. Agora, o Uber acredita que a Waymo quer uma indenização de US$ 2,6 bilhões por conta deles.

O caso iniciou com um e-mail de um fornecedor de componentes para o Lidar (Light Detection and Ranging) destinado a Uber teve por acidente a Waymo copiada e desta forma um vazamento de dados veio à tona. Ao averiguar a empresa descobriu o que Anthony fizera e que nos arquivos baixados continha desenhos dos circuitos do Lidar.

O Lidar é o nome da tecnologia desenvolvida que utiliza as propriedades da luz para medir a distância de objetos, formas e outras informações e que está no centro desta briga. Ele é usado no desenvolvimento de carros autônomos. Descoberto isso a Waymo processou o Uber por supostamente ter roubado informações e a ação judicial ainda ocorre. O caso ainda não tem previsão para terminar e a data do julgamento será definida no dia 3 de outubro pelo juiz William Alsup, responsável pelo caso.

Cada empresa quer assumir a liderança neste segmento, um dos mais importantes da Nova Economia. O StartSe está preparando um curso muito interessante sobre a Nova Economia com Maurício Benvenutti, autor do bestseller Incansáveis. Para conhecê-lo, clique aqui.

(Via Tech Crunch)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]