4 ideias de negócio criadas por estudantes do Vale do Silício

Avatar

Por Maurício Benvenutti

4 de abril de 2016 às 18:32 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Y Combinator realizou na última semana o seu primeiro Demo Day virtual. Ele foi organizado pela YC Fellowship, um programa da aceleradora que investe em projetos e ideias de escolas e universidades.

O programa consiste de 8 semanas integrais de mentoria (na sua maioria remota) e financiamento de US$ 20.000,00 em troca de 1,5% do negócio. Ele serve como ferramenta de seleção para o principal programa de aceleração da Y Combinator.

Foram 25 empresas e novas ideias. Seguem as minhas favoritas.

HDP Health: busca de experimentos científicos para pacientes.

As companhias farmacêuticas americanas precisam pagar aproximadamente US$ 6.000,00 para cada pessoa que aceita participar de seus experimentos, mas 30% desses ensaios nunca encontram pessoas suficientes. A HDP Health criou um portal onde os pacientes podem ler resumos sobre os últimos avanços relacionados à doença que têm. O usuário faz upload dos seus registros médicos, o sistema os lê por inteligência artificial e apresenta os experimentos disponíveis. A empresa pode cobrar um taxa das companhias farmacêuticas enquanto também ajuda o avanço da ciência e os pacientes a ganharem dinheiro.

BillionToOne: teste genético pré-natal seguro e barato.

Para verificar se um feto tem doença genética, médicos normalmente precisam usar procedimentos caros e perigosos. É por isso que os testes genéticos pré-natal são feitos apenas em gestações de alto risco. Mas a BillionToOne descobriu uma maneira de detectar e sequenciar o DNA do bebê a partir do sangue da mãe, de forma segura e barata. Testes preliminaries tiveram mais de 99,9% de precisão.

OMG Digital: perto de se tornar o maior site da África.

A África tem 250 milhões de millennials, mas há pouco conteúdo cultural online publicado para eles. A OMG Digital está a caminho de se tornar o maior site da África até setembro e ainda só está disponível em 3 países. A retenção dos visitantes é alta (70% deles retornam) e grandes marcas estão fechando acordos de publicidade. É fácil imaginar algum gigante da mídia adquirir essa empresa em pouco tempo.

Mentat: automatiza a candidatura para vagas de emprego.

Aplicar para uma vaga de emprego é uma tarefa enorme. O Mentat, por sua vez, consegue encontrar e automaticamente aplicar para vagas em nome do canditado, além de reescrever seus currículos personalizados para cada oferta. Com as pessoas trocando de emprego mais frequentemente nos dias de hoje, o mercado para o serviço é enorme. Pense em algo parecido no Brasil!