Startup do Vale do SIlício responsável por 25% da internet manda todos para casa

0
shares

Uma das principais empresas da internet mundial resolveu fechar seu escritório e adotar uma política de home office. É a unicórnio (startup que vale mais de US$ 1 bilhão) Automattic, a companhia responsável pela plataforma Wordpress.

Os funcionários agora deverão trabalhar de casa ou de lojas de café ou qualquer lugar que quiserem. Isso já estava acontecendo de qualquer jeito, o que ajudou o CEO Matt Mullenweg a tomar esta decisão: o dinheiro seria melhor usado de outras formas, de qualquer jeito.

A empresa já era altamente descentralizada, sendo que dos 550 funcionários, apenas 30 viviam no Vale do Silício. O resto, já estava espalhado por mais de 50 países diferentes. O escritório, por melhor que fosse, era um coworking e espaço de evento que estava saindo caro.

A empresa já realizava todas as suas reuniões via internet, toda sua comunicação é através de chats e todas as vezes que uma reunião presencial é realmente necessária, a companhia paga os custos da viagem. Até os funcionários são escolhidos completamente pela internet, sem que um gestor os conheça pessoalmente.

Essa cultura era tão forte que, no máximo, 5 funcionários apareciam no escritório todo o dia – o resto trabalhava de casa. Era desnecessário manter um ambiente próprio. A mentalidade de cortar custos desnecessários e focar no que dá resultado é bastante encorajada no Vale do Silício, a região mais inovadora do mundo.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

Comentários