Senadores dos EUA pedem investigação no TikTok por representar risco nacional

Por João Ortega
25 de outubro de 2019 às 12:40 - Atualizado há 1 ano
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Os senadores norte-americanos Chuck Schumer e Tom Cotton entraram com um pedido, na última quarta-feira (23), para que a Agência Central de Inteligência (CIA) faça uma investigação no aplicativo TikTok. Segundo os parlamentares, o app da empresa chinesa ByteDance pode representar um risco à segurança nacional.
Em carta aberta enviada a Joseph Macguire, chefe da inteligência dos EUA, os senadores levantaram as questões do acúmulo de dados dos usuários e da censura aplicada ao conteúdo publico no TikTok. As preocupações dos parlamentares ainda envolvem uma possível influência chinesa nas eleições norte-americanas através do app.
“Os termos de serviço e as políticas de privacidade da TikTok descrevem como ele coleta dados de seus usuários e dispositivos, incluindo conteúdo e comunicação do usuário, endereço IP, dados relacionados à localização, identificadores de dispositivo, cookies, metadados e outras informações pessoais sensíveis”, diz a carta escrita por Schumer e Cotton. “O TikTok censura materiais considerados politicamente sensíveis ao Partido Comunista Chinês, incluindo conteúdo relacionado aos recentes protestos de Hong Kong”.
Os senadores ainda apontam para o crescimento da base de usuários do TikTok nos EUA, especialmente entre o público jovem. “Com mais de 110 milhões de downloads somente nos EUA, o TikTok é uma ameaça potencial de contrainteligência que não podemos ignorar”, ressaltam.
Resposta do TikTok
À Reuters, um representante do TikTok afirmou que o aplicativo opera apenas fora da China, e, portanto, não está sujeito à jurisdição do Partido Comunista. “O governo chinês não solicita que o TikTok censure o conteúdo. Para deixar claro: não removemos vídeos com base na presença de conteúdo de protesto em Hong Kong”, afirma. Recentemente, no entanto, documentos constataram que o app de fato censura conteúdo.
O aplicativo correspondente ao TikTok na China é o Douyin. Dividir os apps foi uma forma que a ByteDance encontrou de adotar diferentes estratégias para o mercado externo e interno.
“TikTok está comprometido em ser um cidadão corporativo confiável e responsável nos EUA, o que inclui trabalhar com o Congresso e todas as agências reguladoras relevantes”, finalizou o representante da ByteDance.
Conheça as duas próximas conferências da StartSe para quem quer redefinir o futuro:
Inteligência Aritificial Conference
Silicon Valley Conference
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Comentários