Reconhecimento facial da Didi identifica motoristas sonolentos

Por João Ortega
10 de janeiro de 2020 às 16:55 - Atualizado há 1 ano

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Didi, empresa chinesa de mobilidade urbana, está introduzindo uma tecnologia de reconhecimento facial que identifica motoristas sonolentos. Uma câmera instalada nos veículos dos motoristas do aplicativo é integrada a um algoritmo de inteligência artificial que reconhece padrões de sonolência no rosto dos profissionais. As informações são do portal Abacus.
Por enquanto, a novidade está restrita a algumas cidades na China. Em caso de sucesso, o projeto deve ser ampliado para o restante do país. A reportagem não informa, porém, quais medidas serão tomadas quando um motorista com sono é identificado. Foi revelado apenas que as imagens da câmera ficarão salvas de forma encriptada e só serão divulgadas em casos de acidentes às autoridades responsáveis.
A Didi, que é dona da 99 no Brasil, vem acumulando esforços em relação à segurança de suas viagens. A empresa já utiliza reconhecimento facial para checar se a identidade dos motoristas bate com o cadastro. Além disso, dados do GPS são analisados por um algoritmo a fim de identificar padrões de conduta no trânsito e apontar motoristas com comportamentos perigosos.
Paralelamente às novidades para melhorar a atuação dos motoristas, a Didi desenvolve tecnologia para carros autônomos. Em agosto de 2019, a empresa recebeu permissão para testar a novidade na região de Xangai. Em dezembro, foi anunciada uma parceria com a Nvidia para aprimorar tecnologia de direção autônoma.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários