Reconhecimento facial da Didi identifica motoristas sonolentos

João Ortega

Por João Ortega

10 de janeiro de 2020 às 16:55 - Atualizado há 5 meses

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A Didi, empresa chinesa de mobilidade urbana, está introduzindo uma tecnologia de reconhecimento facial que identifica motoristas sonolentos. Uma câmera instalada nos veículos dos motoristas do aplicativo é integrada a um algoritmo de inteligência artificial que reconhece padrões de sonolência no rosto dos profissionais. As informações são do portal Abacus.

Assine a newsletter Conexão China e receba conteúdo exclusivo semanal sobre a maior potência inovadora do Oriente!

Por enquanto, a novidade está restrita a algumas cidades na China. Em caso de sucesso, o projeto deve ser ampliado para o restante do país. A reportagem não informa, porém, quais medidas serão tomadas quando um motorista com sono é identificado. Foi revelado apenas que as imagens da câmera ficarão salvas de forma encriptada e só serão divulgadas em casos de acidentes às autoridades responsáveis.

A Didi, que é dona da 99 no Brasil, vem acumulando esforços em relação à segurança de suas viagens. A empresa já utiliza reconhecimento facial para checar se a identidade dos motoristas bate com o cadastro. Além disso, dados do GPS são analisados por um algoritmo a fim de identificar padrões de conduta no trânsito e apontar motoristas com comportamentos perigosos.

Paralelamente às novidades para melhorar a atuação dos motoristas, a Didi desenvolve tecnologia para carros autônomos. Em agosto de 2019, a empresa recebeu permissão para testar a novidade na região de Xangai. Em dezembro, foi anunciada uma parceria com a Nvidia para aprimorar tecnologia de direção autônoma.

Missão China da Startse: venha aprender com os líderes de negócios que usam a tecnologia para revolucionar o mundo dos negócios