Qual o papel do professor já que toda Educação está na internet?

Por Victor Hugo Bin
21 de junho de 2019 às 15:15 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Você que está lendo essa matéria provavelmente já esteve dentro de uma sala de aula.
Vários alunos na posição de aprendizes e um professor na posição de maior fonte de conhecimento disponível.
Não é preciso ir muito longe para descobrir que esse modelo tradicional, que dura há mais de 100 anos, já chegou no seu limite. E está mais do que desatualizado.
E o professor deixou de ser a principal fonte de conhecimento desde 1998, quando o Google foi criado.
As informações que antes estavam nas bibliotecas e nos livros, hoje estão acontecendo em tempo real na internet.
Se alguém quer aprender sobre foguetes espaciais, pode assistir no YouTube uma aula sobre o assunto, com um especialista em Física ou da própria NASA.
Quer aprender mais sobre matemática, poderá assistir aulas com os maiores matemáticos do mundo.
Tudo isso gratuitamente, online, sempre e de onde quiser.
Qual o novo papel que as instituições e os professores devem adotar diante da abundância de informações na internet?
O papel do professor não está mais em ensinar o que o aluno vai a aprender. Ele pode fazer isso por outros canais.
O professor hoje precisa ser a ponte que vai ensinar novas formas do aluno aprender.
É isso que vai fazer com que ele continue aprendendo e reaprendendo mesmo que a tecnologia, as novas descobertas e até mesmo o fim e o nascimento de indústrias aconteçam.
Empresas como Google e Apple já entenderam isso. E não exigem mais diploma dos seus novos colaboradores.
Para 2 das empresas mais valiosas do mundo, não faz sentido exigirem um conhecimento que não faz mais parte do dia a dia das empresas. Nem habilidades que podem cair em desuso quando uma nova tecnologia existir.
As empresas estão dando seu próprio jeito de terem colaboradores internos preparados para o futuro do trabalho e da tecnologia.
E as escolas e universidades?
O professor, pensador e um dos pais da administração moderna, Peter Drucker falou no início dos anos 90 que:
“Daqui a 30 anos, os grandes campus universitários serão relíquias. As universidades não vão sobreviver.”
E quanto enxergamos a distância que as escolas estão do mundo real e até mesmo da internet, vemos que ele, no fundo, tinha toda razão.
Mais de 2 mil educadores preocupados com essa questão participaram do EdTech Conference 2019. O evento só não foi maior por conta do espaço físico do local.
Algumas das provocações que foram tratadas no evento foram:
- Na era do Life Long Learning, como quebrar o ciclo escolar dos 6 aos 18 e continuar aprendendo a vida inteira?
- Os 3 pilares para se tornar um educador inovador
- Ambiente Fechado ou ‘Starbucks’? Qual o Futuro da Sala de Aula?
- A Grande Sacada que o Cirque du Soleil e Harley Davidson usam que você também deve usar na educação particular
- Como transformar o Ambiente de Ensino em um local mais engajador? Dica: precisa de nenhuma nova tecnologia para isso
- A Grande Oportunidade que o Brasil perdeu com o aumento de ensino EaD – e como reverter isso a tempo?
- Educação nichada ou generalista: qual é a mais importante para o aluno?
- Os 4 Ps da Aprendizagem Criativa que você pode usar HOJE mesmo na sala de aula
- As 3 habilidades mais urgentes para os trabalhos do futuro que as escolas tradicionais simplesmente não ensinam
- Como usar o modelo EaD no YouTube e criar um produto acessível a milhares de alunos?
Até hoje, a StartSe recebe mensagens de professores interessados no evento, mas que não puderam participar por conta de agenda ou por terem conhecido o evento depois dos ingressos terem esgotado.
Mas agora, nós conseguimos transformar todo o conteúdo apresentado no maior evento de tecnologia para educação da América Latina em um material 100% online para você assistir onde e quando quiser.
O Educação 3.0 traz todo o conteúdo apresentado no evento ao vivo, além de materiais extras e um relatório exclusivo sobre Edtechs: O Futuro da Educação.
Tudo isso por um investimento de apenas R$37,36/mês.
>>Acesse aqui o Futuro da Educação 3.0
O conteúdo é vitalício e está separado por módulos para facilitar a navegação e acesso às aulas.
Acreditamos que com isso, um número muito maior de educadores do Brasil inteiro poderão ter acesso às mais novas tendências e tecnologias para potencializar suas habilidades como professores.
Acesse a página oficial do curso e confira todos módulos, extras e profissionais que irão te mostrar como trazer a Era da Educação 3.0 para dentro da sua escola ou universidade.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários