Aplicativo de mototáxi chega em São Paulo; Prefeitura diz que é ilegal

Por Tainá Freitas
24 de julho de 2019 às 12:44 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Picap, aplicativo de carona em motocicletas, começou a operar recentemente em São Paulo. A empresa é colombiana e hoje também está disponível em seu país natal e no México. Em seu site, a empresa promete a economia de 30% do valor das corridas em comparação com aplicativos e até 55% em relação aos táxis.
Superada a questão sobre a legalidade de aplicativos como Uber, Cabify e 99 após regulamentação, agora a discussão que se desenrola é sobre a legalidade da Picap. A Prefeitura de São Paulo afirma que o serviço é ilegal devido a Lei Municipal Nº16.901 de 2018. A legislação proíbe a prestação do serviço de transporte de passageiros em motocicletas (o famoso “moto-táxi”).
No entanto, à Folha de São Paulo, a Picap afirmou que uma lei municipal não pode contrariar uma lei federal, apenas regulamentá-la. O moto-táxi é permitido no Brasil com o aval da Lei Federal Nº12.009 de 2009.
Na atuação em São Paulo, a Prefeitura disse ao jornal que os motociclistas que atuarem com transporte de passageiros poderão ser multados em R$ 1 mil. Em caso de reincidência, a motocicleta pode ser apreendida. O aplicativo está disponível para download nas plataformas do Android e iOS.
Como nos serviços de corridas por aplicativo de carros, o usuário indica o local onde está e para onde deseja ir. O preço é calculado de acordo com tempo e distância. Além de São Paulo, o aplicativo está presente também no Rio de Janeiro e Recife, locais onde a atividade é regulamentada. A Picap também enfrenta a resistência da Prefeitura em Belo Horizonte, em que é proibido.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários