Todos os ônibus de SP aceitarão cartão de débito e crédito com NFC em 2020

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

11 de dezembro de 2019 às 16:55 - Atualizado há 11 meses

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Todos os ônibus da cidade de São Paulo devem receber cartões de crédito e débito como uma alternativa de pagamento em 2020. Os cartões terão que possuir a tecnologia de pagamento por aproximação, chamada de NFC (Near Field Communication).

“Deu tudo certo nos testes, e a expectativa é que a iniciativa seja levada para todos os ônibus em 2020”, afirma Paulo Frossard, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Mastercard à Exame. O período de testes foi realizado em três meses a partir do dia 16 de setembro e aceitou cartões com NFC e bandeiras Visa e Mastercard.

Além dos cartões, no período de testes também foi possível realizar pagamentos com smartphones e smartwatches, através do cadastro dos cartões em carteiras digitais. Havia o limite de compra de 5 passagens em 30 minutos e 10 passagens por dia. Não há informações se esses números mudarão na operação definitiva, ou quando ela terá início.

O objetivo é que os usuários passem a realizar pagamentos apenas aproximando os cartões nas catracas, semelhante ao realizado com o Bilhete Único. A iniciativa pode diminuir o uso do dinheiro e trazer mais agilidade ao processo.

Invista na sua formação para a Nova Economia em 2020: Conheça as conferênciasprogramas executivos e imersões internacionais da StartSe