Ônibus de São Paulo aceitarão pagamento com cartões de crédito e débito com NFC

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

12 de setembro de 2019 às 12:10 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

São Paulo ganhará uma nova forma de pagamento em ônibus a partir deste sábado (14). Agora, será possível pagar por passagens apenas encostando o cartão de crédito, débito ou a carteira digital disponível em smartphones ou smartwatches. A novidade é válida para os cartões que possuem NFC (Near Field Communication), tecnologia que permite pagamentos por aproximação.

O projeto está em fase de testes e está sendo realizando em uma parceria entre a Visa, Mastercard e a Secretaria de Mobilidade e Transportes da cidade. Por enquanto, a forma de pagamento não será aceita em todos os ônibus, mas em 12 linhas específicas (lista abaixo). Os veículos com a tecnologia terão um adesivo com o símbolo do NFC, de quatro ondinhas, para identificação.

Para realizar os pagamentos, os passageiros deverão apenas encostar os cartões nos validadores. Os testes terão duração de três meses. Espera-se que cartões Elo e Amex também sejam aceitos em breve.

Novas formas de pagamento

O Metrô do Rio de Janeiro passou a aceitar pagamentos com NFC recentemente. No mundo, o transporte público de cidades como Nova York, Londres e Sydney também operam com essa modalidade.

“Esse projeto oferece ao usuário a possibilidade de usar nos ônibus da cidade o mesmo cartão ou dispositivo que utiliza para suas compras diárias, tirando a necessidade de se ter dinheiro no bolso ou bilhetes específicos que fazem mais sentido para usuários frequentes”, conta João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard no Brasil, em comunicado. A empresa afirma que pagamentos por aproximação são cerca de dez vezes mais rápidos do que em dinheiro.

Outra tendência que está crescendo no setor de transportes é o pagamento com QR Code. O Metrô e CPTM de São Paulo iniciou testes de pagamento com essa iniciativa recentemente.

Confira os ônibus que poderão ser pagos com NFC:

2590/10 — Pq. D. Pedro II/União de Vl. Nova
4031/10 — Metrô Tamanduateí/Pq. Sta. Madalena
6030/10 — Term. Sto. Amaro/UNISA-CAMPUS 1
917M/10 — Metrô Ana Rosa/Morro Grande
2002/10 — Term. Bandeira/Ter. Pq. D. Pedro II
715M/10 — Lgo. da Pólvora/Jd. Maria Luiza
908T/10 — Butantã/Pq. D. Pedro II
9300/10 — Ter. Pq. D. Pedro II/Ter. Casa Verde
9500/10 — Pça. Do Correio/Term. Cachoeirinha
5129/10 — Term. Guarapiranga/Jd. Miriam
807M/10 — Shop. Morumbi/Term. Campo Limpo
675R/10 — Metrô Jabaquara/Grajaú